Relatório do Centro de Investigações de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), afirmou que presença de um passageiro e possível falha humana estão entre as causas apontadas para o acidente com aeronave agrícola que matou dois pilotos em uma fazenda localizada a 70 km . O relatório que apurou as causas do acidente, foi concluído no dia 8 de julho.
Segundo relatório final do Cenipa, a aeronave de operação agrícola, modelo EMB-201, possuía autorização para operação, como Certificado de Aeronavegabilidade (CA). O piloto Matheus Dias tinha habilitação para pilotar avião agrícola válida e Mauro para monomotor. O tempo também estava em condições favoráveis. Entretanto, a aeronave, segundo relatório, era autorizada para comportar um tripulante, porém havia também um passageiro.
O acidente
Um avião agrícola caiu no dia 11 de novembro em uma fazenda a cerca de 70 km de Lagoa da Confusão, que causou a morte de duas pessoas, os pilotos Mauro Júnior e Matheus Dias Fernandes. O acidente aconteceu na fazenda Pé de Limão, por volta das 10h.