O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Barbosa, anunciou durante evento nesta quarta-feira (22/5) a previsão de um novo concurso público da corporação, com 600 vagas para soldado e 60 para oficiais.
Segundo ele, o governador Wanderlei Barbosa já autorizou a liberação do orçamento para a realização do certame. A comissão já está com a previsão do cronograma das fases pronta para publicação do edital em breve.
“Conseguimos a liberação do orçamento para fazer concurso com 600 vagas para soldado e 60 vagas para oficial. Agora é uma realidade que não tem retorno mais. Os editais já estão sendo preparados, logo logo serão lançados. Já estamos com orçamento garantido, com documento da Secretaria de Planejamento, e agora está em nossas mãos fazer andar, fazer acontecer e colocar em prática esse concurso tão sonhado para que novos policiais venham somar com nossa valorosa Polícia Militar do Tocantins", anunciou o coronel Márcio Barbosa.
Conforme a tabela vigente, após a aprovação no Curso de Formação, o salário inicial do Soldado é de R$ 5.556, 91. Já do Aspirante a Oficial é de R$ 10.454.28.
Último certame
O último edital do concurso PM TO, publicado em 2020, ofertou 1.000 vagas para Praças. Destas, 950 foram para o quadro operacional, 25 vagas para o quadro de músicos e 25 vagas para o quadro da saúde, sendo 20 para técnico em enfermagem e 5 para técnico em Saúde Bucal.
O quantitativo de inscritos foi de 44.019 para praças (soldado), 1.016 para a saúde e 780 para músicos, totalizando 45.815 candidatos.
A seleção seguirá válida durante 2 anos, ou seja, até março de 2024, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período.