Com o objetivo de ampliar a participação dos usuários do SUS e visando cada vez mais a melhoria na qualidade do atendimento, analisando caso a caso e retornando todas as questões recolhidas, a Secretaria Municipal de Saúde implantou a Ouvidoria Itinerante, uma extensão do Serviço de Ouvidoria existente na Secretaria de Saúde da cidade de Porto Nacional-TO.
A idealizadora do movimento e ação Norma Macêdo dos Santos, com o apoio de toda a assessoria de saúde, informou que nesta temporada de praia a ouvidoria continuará em pleno funcionamento.
"Com a participação dos usuários, podemos melhorar nossos serviços, diante disso, propomos que a Ouvidoria da Saúde, seja um canal de comunicação aberto e transparente, de forma que a população contribua para uma saúde que atenda seus anseios e necessidades", disse Norma Macêdo.
A finalidade da Ouvidoria de Porto Nacional é trazer soluções para demandas dos pacientes, tornando a Saúde do município uma referência em atendimento. Os serviços de ouvidorias foram instituídos para que os usuários do SUS tenham respostas em suas reclamações, sugestões e elogios, os quais colaboram para uma Gestão mais participativa. Logo, a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Secretária de Saúde, Lorena Martins, visa otimizar os serviços ofertados de forma eficiente e eficaz.
"A partir das participações na Ouvidoria, fazemos avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, por assunto e por unidade, dando também um retorno das providências tomadas aos usuários participantes", destacou Norma Macêdo.
Para identificação da Ouvidoria, são utilizados diversos tipos de materiais informativos como banners, caixinhas de sugestões, adesivos e outras colaborações.