A metrologia está presente na vida em sociedade em diversas esferas. As medidas servem para balizar as relações e para propiciar a exatidão na produção das mercadorias. É por meio da medição que muitos objetos são comercializados – volume, peso, medida fazem parte da rotina da sociedade. O pão da padaria de todo dia, a comida por kg, os números da bomba de combustível, a velocidade permitida nas vias de trânsito, o consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, as etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado são alguns exemplos da presença fundamental da metrologia nas relações de consumo.
No Tocantins, é compromisso do Governo Estadual proteger o cidadão-consumidor e em estabelecer a concorrência justa entre as empresas por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), uma Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e que atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo o órgão delegado oficial.
“A pasta tem o compromisso em harmonizar as relações de consumo e, por meio da competência metrológica, assegurar à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação e atenda aos regulamentos do Inmetro”, informa o presidente da AEM, Rérison Castro.
Dados comprovam a importância da metrologia na vida sem sociedade
O mês de novembro encerrou com 5.388 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção.
Ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, aferição de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros foram serviços ofertados pela Metrologia Estadual à comunidade.
“Além da atuação de forma fiscalizatória, a Agência de Metrologia tem seu compromisso educativo, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Faz parte do nosso escopo de trabalho a promoção da orientação da sociedade consumidora, para prover relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, pontua o gestor da pasta.