Castra Móvel dará prioridade aos animais abandonados e aos proprietários de cães e gatos que não tenham condições para custear a castração.
A Câmara Municipal de Taguatinga-TO aprovou durante Sessão Ordinária, o Requerimento Nº 059/2022, de autoria do vereador professor Edilson Rocha (PSD), que institui o Programa Castra Móvel, veículo adaptado para prestação de serviços de castração de cães e gatos no município.
Segundo o parlamentar, a Unidade Móvel contará “com condições mínimas de instalações e equipamentos indispensáveis para o serviço médico veterinário”. O objetivo é dar prioridade para os animais abandonados e que vivem nas ruas e, posteriormente, o atendimento à população de baixa renda interessada na castração de seus animais, mediante agendamento prévio.
O Programa deve ter o serviço prestado, deverão ser divulgados pelo Executivo, com autorização para a implantação de parcerias entre Poder Público Municipal e entidades não governamentais ou pessoas jurídicas ligadas à proteção de animais.
A população de animais abandonados tem crescido consideravelmente em Taguatinga, daí a necessidade de uma política pública a fim de conter esse índice. Os animais que estão nas ruas ficam sujeitos a todo o tipo de intempérie, atropelamentos, maus tratos e doenças. Vereadores entenderam que a questão animal deve ser tratada com responsabilidade e como saúde pública.
O Castra Móvel não requer grandes investimentos para a sua implantação e poderá circular por toda a cidade, realizando atendimentos nos bairros de diversas regiões.
Para sair do papel o Requerimento do parlamentar professor Edilson Rocha deve ser sancionado pelo o Poder Executivo.