22/05/2022 às 13h19min - Atualizada em 22/05/2022 às 13h19min

'Saúde valorizada, saúde politizada' afirma Enfermeira Sol; conheça sua trajetória em favor da Enfermagem Tocantinense

Enfermeira Sol

Solany Maria Souza Moreira, ela é mais conhecida como “Enfermeira Sol”, tem 47 anos e mora em Palmas –TO. Formada em Enfermagem e Pós graduada em CC/CME e Captação, Doação e Transplante de Órgãos pelo Albert Einstein. Experiência profissional em Atenção Primária, assistência de Enfermagem na média e alta complexidade, Vigilância em Saúde e gestão de serviço. Atualmente trabalha no Núcleo Hospitalar de Vigilância epidemiológica da Maternidade Dona Regina, além de ser Ativista da Enfermagem Brasileira, grupo mais respeitado no Tocantins. Mulher na política e protetora de Animais.

Em entrevista ao nosso portal de notícias a Enfermeira Sol contou a nossa equipe que a sua luta como membra da equipe de enfermagem foi sempre buscar a mudança no comportamento da própria categoria. Que através do conhecimento e do posicionamento dela, e através da ciência do cuidar, se reconhecesse como parte imprescindível da equipe multiprofissional, e assim se percebesse como forte e poderosa para decidir as suas pautas e ainda assumir o protagonismo a partir desse reconhecimento individual fortalecendo o coletivo da enfermagem.

A luta da Enfermeira Sol a favor da aprovação do PL 2564/2020 que trata do Piso Salarial iniciou exatamente no mesmo período que o Brasil vivia a maior crise sanitária em virtude do covid 19. De forma incansável relata Enfermeira Sol “refizemos o nosso caminho, usando a política como principal estratégia de fortalecimento profissional. Mobilizamos as bancadas partidárias municipais, estaduais e federais ganhando espaço, protagonismo e nos posicionando politicamente frente as nossas necessidades e diante da principal pauta que une a enfermagem brasileira”.

Ao ser perguntada sobre a sua história política no estado do Tocantins, Enfermeira Sol disse à nossa reportagem que a história política dela no Tocantins inicia a partir do momento que ela teve o entendimento de que está em cargos de gestão e fazendo o ativismo pela categoria não estava trazendo os resultados esperados para profissionais e usuários da saúde.  

Então ela repensou sobre seu caminho e resolveu criar uma trajetória política partidária no legislativo que pudesse leva-la a ocupar espaço de decisões até então não alcançados pela Enfermagem. 

Ainda afirma Enfermeira Sol que “legitimar a representatividade política com conhecimento e experiência, transformando a indignação em luta onde pudéssemos propôr políticas públicas, fiscalizar e destinar emendas parlamentares que levassem efetivamente a resultados sociais. Demos o primeiro passo em 2016 com foco em 2022 na Câmara Federal, criando um projeto político”.

Quando foi indagada sobre a atuação administração pública no Tocantins no que diz respeito a área da Enfermagem, a entrevistada comentou que a administração pública no Tocantins enxerga a Enfermagem como mão de obra barata. Tratando os iguais de forma diferente com vínculos contratuais escravocratas desprovidos de direitos trabalhistas como insalubridade, adicional noturno e carga horária diferenciada entre concursados e contratados. 

No curso da entrevista, Enfermeira Sol também respondeu à uma questão que trata sobre o dia a dia dentro do hospital e a realidade externa, assim disse ela: “A sociedade está passando por uma mudança estrutural e de entendimento sobre equipes assistenciais de trabalho nas unidades de saúde, não só nos hospitais. Durante a pandemia percebeu-se que a saúde não acontecia sem o profissional da enfermagem, portanto volto a afirmar que somos imprescindíveis em qualquer estabelecimento de saúde do país. Hoje essa relação se aproximou e se ressignificou, inclusive despertando tanto na população quanto nos profissionais a importância e a essencialidade da nossa categoria".

A nossa entrevista ao falar sobre as necessidades de sua categoria mencionou que eles ainda tem grandes desafios profissionais e pautas a serem conquistadas. Entretanto, Sol percebe que a nossa próxima missão é ocupar os espaços políticos nas esferas municipais, estaduais e federais para legitimar nossa luta e garantir a representatividade política profissional.

Por fim, Solany Maria Souza Moreira, a Enfermeira Sol falou sobre as suas aspirações para a população tocantinense. “Almejo que a população tocantinense tenha acesso digno aos serviços e políticas públicas do SUS, como Direito Constitucional. Que esse acesso a saúde deixe de ser utilizado como moeda de troca e favores políticos, assim garantiremos atendimento digno a toda sociedade. No mês de alusão a nossa categoria, nós que fazemos a enfermagem tocantinense temos muito o que comemorar. Passos importantes foram dados e resultados alcançados, mas não nos damos por satisfeitos frente aos desafios profissionais que estão por vir. Com a PEC 11 aprovada e a PLP apontando onde será retirado o custeio para garantir a manutenção do Piso Salarial é apostar na sanção Presidencial. Outras pautas virão e nós estamos prontos para luta política assegurando dignidade, respeito e valorização para Enfermagem Tocantinense".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?