A educação em tempo integral no ensino infantil, fundamental e até ensino médio, é uma das formas eficientes da psicopedagogia no desenvolvimento pedagógico da Criança, na formação do seu conceito de vida, em todos os campos da sua escalada para a vida adulta. Nesse modelo, o aprendizado não se limite apenas a matriz curricular e ao ambiente de sala de aula, inclui também outras experiências enriquecedoras, que contribuem para que a formação pessoal e acadêmica, seja a mais eficaz possível.
Considerando isto, o Vereador Professor Edilson Rocha, solicitou através do Requerimento N° 118, que seja feita um plano de elaboração de construção da Escola de Tempo Integral no Município de Taguatinga-TO.
A cidade em debate, cresce com grande velocidade a cada dia, e com isso cresce também na mesma proporção a carência por investimentos em todos os setores, diante disso, o parlamentar em epigrafe, vislumbrou a necessidade da construção de uma Escola de Tempo Integral na cidade acima citado.
“Acredito na educação, como a melhor forma de construção de uma sociedade preparada para o futuro, num mundo Globalizado” assim frisou o parlamentar!
A importância do projeto garantiu a sua aprovação por maioria dos vereadores de Taguatinga.
“Tempo Integral na Escola é um projeto de grande importância para crianças e adolescentes da nossa cidade e também para os pais, já que possibilitará que eles trabalhem com tranqüilidade, sabendo que seus filhos estarão seguros na escola”, pontuou o vereador Edilson Rocha.
LEI. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor há mais de 20 anos, estabelece no Art. 87, item III, § 5 que “serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes escolares públicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.” O 2º PNE (Plano Nacional de Educação) que vigora até o ano de 2024 estabelece a meta de 50% das escolas públicas com educação em tempo integral.