O vereador Wilson Carvalho (PROS) solicitou através de Requerimento à Secretaria de Educação de Araguaína sob o comando da pasta por Elizângela Silva, que seja feito um estudo para viabilizar a inclusão do Festival Estudantil de Trânsito nas Escolas Municipais de Araguaína.
O parlamentar Wilson Carvalho frisa que a parceria com A PRF (Polícia Rodoviária Federal) o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), nas escolas da rede pública municipal tem por objetivo conscientizar crianças e adolescente nas escolas da rede pública municipal, sobre a responsabilidade de todos na segurança do trânsito.
Projeto criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para promover lições de educação para o trânsito entre crianças e adolescentes, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) traz indicações da Educação de Trânsitos nas escolas.
Segundo o vereador Wilson Carvalho, o Requerimento é fruto de uma parceria entre a PRF, a Secretaria de Educação de Araguaína (Seduc) e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que vai envolver as escolas do Sistema Municipal de Ensino.
“Após ver alguma necessidade no nosso Município, pude ver, e com muito orgulho apresentar este projeto, as escolas vão realizar atividades pedagógicas relacionadas ao tema do Fetran. O resultado dessas atividades será apresentado pelos alunos na culminância do Festival, que deverá ocorrer em cada semestre”, acrescentou o parlamentar Wilson.
O vereador Wilson Carvalho explicou ainda que o projeto nas escolas é apenas o primeiro passo das atividades que serão realizadas na rede municipal. Entre essas atividades, estão a produção de textos, promoção de palestras, sinalização do ambiente escolar e análises de dados.
“O Fetran ajuda a preparar as crianças para a convivência em grupo, porque o trânsito nada mais é do que um laboratório, uma pequena amostra daquilo que é a vida. Então, se as pessoas aprendem o respeito ao próximo, a gentileza e a importância de respeitar o outro, com certeza teremos adultos mais educados, que sabem conviver melhor em sociedade, repercutindo também no trânsito”, finalizou o parlamentar Wilson Carvalho.