Um dos problemas enfrentados nesses tempos de pandemia tem sido a chamada “exclusão digital”. Muitos alunos e até professores não possuem acesso à rede mundial de computadores, o que dificulta ainda mais a disponibilidade de ensino.
Para tentar minorar mais um efeito dessas dificuldades enfrentadas na vida das pessoas, o Parlamentar D´Van, Advonildo Campos Lopes (PROS), apresentou em Requerimento, uma Indicação que solicita ao Poder Executivo de Centenário do Tocantins, a instalação de Internet para alunos e professores da Escola Reunida Progresso na Região do Povoado Rio Negro, por parte da Prefeitura, acesso à Internet de qualidade para a comunidade escolar da unidade pública.
Segundo o vereador, as ferramentas online têm viabilizado a produção, compartilhamento e troca de conteúdos educativos com riqueza de informações, abrindo portas a muitas possibilidades e aprendizados. “Contudo, infelizmente, a exclusão digital ainda é realidade em grande parte dos estados e municípios brasileiros”, disse.
O Requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Centenário.
O vereador D'Van já apresentou dois requerimentos neste sentido, defendendo como “inadiável”, uma política de inovação tecnológica nas escolas públicas, no intuito de garantir a conectividade a todos como ferramenta de estudo.
“Essa nossa iniciativa busca atrair olhares sensíveis do Parlamento para uma questão urgente na vida de muitas comunidades. Em especial nestes tempos, onde a conectividade é muita exigida, a desigualdade evidenciada pela exclusão digital nos move a agir em busca de soluções para alunos e profissionais da Educação que encontram-se desprovidos de estrutura para diariamente utilizarem conteúdos na rede mundial de computadores”, explica o parlamentar.
As matérias são indicações do parlamentar D'Van e cabe ao Poder Executivo acatá-las ou não.
“Precisamos fortalecer políticas públicas no sentido de garantir a inclusão de alunos das escolas públicas em Centenário no grupo que tem acesso a conteúdo educativo online. Com o acesso a aulas virtuais, muitos estudantes que vivem em áreas de alta vulnerabilidade social da cidade terão novamente a referência deJ professores, da orientação pedagógica. Esta iniciativa cumpre o dever da oferta de educação de qualidade para todos, sem distinção, focada em garantia de oportunidades iguais aos que mais precisam”, finaliza o parlamentar D'Van.
Conexão
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada no mês de abril do ano de 2020, mais de 46 milhões de brasileiros e brasileiras não têm acesso à internet. Ou seja, um a cada quatro pessoas não dispõe de conexão ao mundo online no país.
No levantamento, o Norte e Nordeste têm quadro mais agravado no percentual de comunidades desprovidas da tecnologia, principalmente aquelas de zonas rurais ou periféricas.
Na justificativa das Indicações, o vereador D'Van aponta que é preciso compreender que uma parcela considerável da população brasileira – especialmente os mais pobres – não é beneficiada com as facilitações do contato via conexão a sites e redes digitais.