A Câmara Municipal de Centenário do Tocantins aprovou o Requerimento Nº 014/2022, de autoria do vereador D'van, Advonildo Campos Lopes (PROS). A matéria sugere que a Secretaria Municipal de Esportes, seja separada da Secretaria de Educação, que é o atual formato.
“Com a divisão das secretarias espera-se que ambas as pastas tenham desempenhos ainda melhores em suas respectivas áreas, vez que cada uma estará focada em setores específicos”, ressalta o vereador D´Van na justificativa do Requerimento que foi aprovado por unanimidade do plenário, em Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Centenário.
O parlamentar D´Van lembrou que “esse era um sonho antigo, que existia dentro de mim muito antes de ocupar uma cadeira no parlamento. Sempre fui desportista e já conversava com muitas pessoas sobre isso, antes dele assumir como vereador. Com o desmembramento, o município vai para outro patamar. Sinto-me feliz, em apresentar este requerimento, que permite ainda mais avanço no esporte, em nosso município”.
O vereador D´Van que é também defensor do Esporte, comentou que essa luta de vem de muito tempo e que agora pode se tornar realidade. “Este requerimento é um anseio antigo da categoria esportiva. Agora, o esporte terá mais autonomia e os recursos serão destinados a ampliar e fortalecer as atividades esportivas”.
Entendendo a importância da separação da Secretaria de Esporte da Secretaria de Educação, o vereador D´Van disse que será um sonho realizado. “Mais um sonho realizado. A criação dessa pasta vem ao encontro do desejo de fomentar as práticas esportivas. Precisamos cada vez mais unir forças e fazer o melhor por Centenário”.
O parlamentar ainda disse o desmembramento permitirá mais avanços. “A educação é uma pasta grande e isso permite tantos investimentos. Por isso, desmembramos o esporte. Entendo que todas as pastas são interligadas, mas separadas o fortalecimento e as ações são maiores, como podemos ver na cultura”, reforçou.
O vereador D´Van lembrou ainda que a iniciativa é muito positiva. “Qualquer medida que for tomada com certeza tem impacto, mas o tamanho da importância desse Requerimento, é uma proposta de muita importância. O esporte terá autonomia e a educação ficará mais focadas em sua demanda”, finalizou.