O objetivo deste requerimento visa instituir, no âmbito do município de Araguaína. O dispositivo “Salve Maria”, é um aplicativo de celular que foi desenvolvido no Estado do Piauí, mas que também vem sendo usado em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e apresentado em Palmas – TO, dentre outros, é assim nominado em referência ao nome mais comum de vítimas de homicídio e de agressão física, moral, sexual e patrimonial entre as mulheres.
De autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS), aplicativo visa denunciar casos e, atrás de uma equipe de monitoramento, acionar a viatura mais próxima para a ocorrência.
O vereador Wilson Carvalho através de Requerimento solicitou ao Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habilitação, José da Guia, que viabiliza em caráter de urgência o estudo para implantação deste Aplicativo em Araguaína.
“É um trabalho difícil, um trabalho lento, mas possível. Precisamos conscientizar todos de que não há relação de poder entre homem e mulher e nada lhe dá o direito de ter posse, propriedade ou controle sobre a vida de uma mulher”, explica Wilson.
O Requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Araguaína nesta quarta-feira (23).
Segundo o requerimento, o vereador Wilson Carvalho pede para que haja maior divulgação do aplicativo que leva o nome de Salve Maria para as mulheres vítimas de ameaças e de violências físicas e psicológicas e que estejam com medidas protetivas.
O parlamentar justifica ainda que o pedido de Instalação do Aplicativo pode ajudar o atendimento policial para a vítima que está sob proteção da justiça. Segundo ele, o objetivo é reduzir o tempo de deslocamento de uma viatura policial até a solicitante, não necessitando acionar a PM via telefone 190.
Aplicativo Salve Maria
O “Salve Maria” foi idealizado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira em 2019 e desde a sua criação se tornou referência para outras cidades da região. O aplicativo já possui 12.648 downloads realizados, 714 denúncias e o “botão do pânico”, usado em situações de perigo iminente, foi acionado 426 vezes.
Para Ana Paula Junqueira, possibilitar a expansão da tecnologia para outros lugares fortalece o movimento de apoio às mulheres. “Temos nos empenhado em desenvolver políticas de promoção da segurança em nossa cidade e temos que estar ainda mais atentos durante esse período de pandemia, com o isolamento social. O Salve Maria especificamente desenvolvido para o público feminino, que tem à mão um recurso simples e de fácil acesso, mas capaz de salvar vidas, tem se mostrado extremamente eficiente ao auxiliar no combate à violência doméstica”, avaliou a secretária de Governo e Comunicação de Uberlândia.