O vereador Reginaldo do Santa Helena (MDB), parlamentar do município de Bernardo Sayão do Tocantins esteve hoje, quarta-feira, 16, em audiência no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Brasília, com os diretores do INCRA, para apresentar a demanda de vários assentamentos que aguardam a regularização fundiária no Tocantins.
O vereador representou os Assentamentos de várias cidades do Tocantins são eles:
●PA Santa Helena - Bernardo Sayão;
●PA Morrinhos e Jacu - Couto Magalhães;
●PA Dom Celso - Porto Nacional;
●PA Malu – Palmeirante;
●PA Bacuri - Sítio Novo;
●PA Galáxia 1 e 2 - São Bento.
A equipe do Incra se colocou positivamente em ajudar os Assentamentos citados pelo vereador Reginaldo. O vereador Reginaldo se colocou a disposição do Incra para firmar parcerias nos esforços de regularização fundiária.
“Agradeço o atendimento do Incra, que colocou sua equipe a disposição para dar celeridade no processo de regularização fundiária dos assentamentos. Vamos continuar trabalhando em prol dos assentados e pequenos produtores do Tocantins e especialmente de Bernardo Sayão”, disse o vereador Reginaldo.
O vereador frisou e defendeu os pequenos produtores de assentamentos e disse que fará o que estiver no alcance para o INCRA atender a demanda dos pequenos produtores. “Estamos trabalhando pelos nossos assentados e buscando regularizar os lotes dos pequenos produtores para dar a garantia para as famílias”, disse o parlamentar.
Segundo o vereador, os produtores rurais de boa parte do Tocantins vivem da agricultura familiar, dependem da emissão dessas escrituras para terem acesso às linhas de créditos junto aos bancos e com isso melhorar a qualidade de vida. “Boa parte dos nossos assentamentos sobrevive da agricultura familiar, porém, da forma que está ficam limitados, dificultando o custeio com a família e da própria produção. Como sabemos que estou empenhado em resolver os problemas de regularização no estado, o procuramos e estamos convictos de que nosso povo será beneficiado”, disse o vereador Reginaldo.
Na avaliação do parlamentar vereador Reginaldo foi muito produtiva a audiência onde os diretores se comprometeram a fazer um levantamento de todas demandas solicitadas na audiência, assim que tiver um posicionamento irá encaminhar ao vereador Reginaldo, e o mesmo repassar aos demais colegas participantes da mesma.
Participou da audiência o Diretor Substituto da Diretoria de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos (DD) - Vladmir Silva de Lima, Coordenador-Geral de Implantação - Stanislau Antônio Lopes, Assessora Parlamentar Substituta - Gabriele Brito.
“Essa medida traz segurança e autonomia a partir da regularização. Investir no trabalhador rural significa dar autonomia ao produtor em seu plantio, facilitar o acesso às linhas de créditos junto aos bancos. Assim, poderão aumentar o rendimento financeiro e investir na qualidade de vida”, finaliza o vereador Reginaldo.