O vereador Professor Edilson Rocha (PSD) apresentou o Requerimento Nº 053/2021 sugerindo ao Executivo a criação de um Canil Municipal, Requerimento este pautado, apresentado e aprovado pela a Câmara Municipal de Taguatinga.
O requerimento foi aprovado em março de 2021, e até então não teve nenhuma resposta de Poder Executivo.
Através do Requerimento Nº 053/2021, apresentado pelo vereador professor Edilson Rocha tem por objetivo da proposição, protocolado pelo vereador, é a criação de um local para abrigar animais em situação de abandono ou de maus tratos, a fim de monitorar a população de cães e controlar a proliferação de doenças.
A indicação prevê que o Canil deve realizar o recolhimento de animais soltos nas vias; castração; aplicação de vacina antirrábicas nos animais recolhidos; cadastramento de toda a população de cães; doação dos animais recolhidos às pessoas interessadas e a hospedagem de cães durante períodos de férias ou viagem de seus proprietários, que comprovadamente não possam levá-los consigo e não tenham com quem deixá-los.
Os animais perdidos podem ser devolvidos aos seus donos após a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência, bem como assinatura de Termo de Responsabilidade. Já, os animais hospedados por motivo de férias de seus proprietários, podem permanecer no Canil por no máximo vinte dias, mediante apresentação de Carteira de Vacinação, identificação do proprietário e disponibilização de telefone e endereço em caso de emergência.
Além disso, o Município poderá realizar feiras para incentivar a adoção de animais pela população.
O vereador Edilson Rocha acredita que o Executivo deve trabalhar de forma conjunta com instituições, pois é um dos meios de realizar o recolhimento e o acolhimento de cães abandonados, na casa das pessoas vinculadas à então Canil Municipal.
Para o vereador, o número de cães em situação de abandono, deve ser analisado como uma questão de saúde pública. Dessa forma, acreditam ser importante disponibilizar um local para abrigar os cães, inclusive nos períodos de férias de seus donos, tendo em vista, o número de abandonos que ocorrem nessas épocas.
O Requerimento como já constatado nesta matéria foi aprovado pela a Câmara em março de 2021 e ainda aguarda o parecer do Poder Executivo para torna isto realidade.