Gutierres é o primeiro suplente da coligação 'Renova Tocantins'.
O suplente de deputado estadual Gutierres Torquato (PSD) vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Tocantins nesta quarta-feira (16), no lugar do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), que se licenciará. Toda a movimentação política tem a 'benção' do governador em exercício Wanderlei Barbosa.
Gutierres tem como padrinho político o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT), e disputou a prefeitura da cidade em 2020, mas fora derrotado por Josi Nunes (PSL). Na época, a eleição foi marcada por uma disputa ferrenha entre prefeitura e governo estadual – este sob o comando de Carlesse.
Na eleição estadual de 2018, Gutierres recebeu 13.874 votos e ficou como primeiro suplente da coligação 'Renova Tocantins'.
O deputado Ricardo Ayres é da base do governador Wanderlei Barbosa e decidiu se licenciar em prol da aliança política que está sendo formatada entre Laurez e Wanderlei.
Na semana passada, Laurez trocou o Avante pelo PDT, partido que está na base do Palácio Araguaia, e no mesmo dia conversou por mais de uma hora com o governador, acompanhado de Gutierres. O primeiro resultado mais visível desse encontro é a posse do suplente na AL.
Laurez se apresenta como pré-candidato a governador, mas essa aproximação política aponta para possível mudança de planos.