A cidade de São Miguel do Tocantins deu início a um importante curso de capacitação em primeiros socorros, em conformidade com a chamada "Lei Lucas", visando promover a segurança e o bem-estar dos servidores e suas demandas. A ação é resultado da iniciativa da Secretaria de Educação do município, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares de Araguatins e Defesa Civil atendendo a um pedido do Vereador Florisvaldo Silva.
O curso, tem como objetivo principal capacitar os profissionais da educação, a lidar com situações de emergência e prestar os primeiros socorros de forma eficaz e responsável. A legislação conhecida como "Lei Lucas" torna obrigatório o treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino básico e infantil, públicos e privados, em todo o território nacional.
A Secretária de Educação de São Miguel do Tocantins, Marcivane Rodrigues, foi elogiada pelo Vereador Florisvaldo Silva pela rápida ação em implementar o curso. "A segurança dos nossos estudantes é uma prioridade absoluta. Agradecemos à Secretária Marcivane Rodrigues por colocar em prática essa iniciativa essencial para a comunidade escolar", afirmou o vereador.
O treinamento está sendo ministrado por profissionais experientes do Corpo de Bombeiros Militares de Araguatins, que trarão conhecimentos teóricos e práticos, abrangendo técnicas de primeiros socorros em diferentes situações, como engasgamento, parada cardiorrespiratória, desmaios, entre outras. Além disso, o curso também abordará noções básicas de prevenção de acidentes e segurança no ambiente escolar.
A capacitação em primeiros socorros não apenas cumpre com a obrigatoriedade legal, mas também visa criar uma cultura de cuidado e prevenção dentro das escolas e da comunidade em geral. A formação dos profissionais da educação e a disseminação do conhecimento entre os alunos contribuem significativamente para a promoção da segurança e o salvamento de vidas em situações de emergência.
Com o início deste curso, São Miguel do Tocantins demonstra o compromisso de oferecer um ambiente educacional mais seguro e preparado para lidar com eventualidades, reforçando a importância do conhecimento em primeiros socorros para todos os membros da sociedade.