31/07/2023 às 14h49min - Atualizada em 31/07/2023 às 14h49min

Governo do Tocantins celebra os 23 anos de criação da APA do Jalapão

Foto/Divulgação

Nesta segunda-feira, 31, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão completa 23 anos. Criada no dia 31 de julho de 2000, pela Lei n° 1.172, a APA do Jalapão possui 461.730 hectares e ocupa terras dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

A área funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e propicia a conectividade ao sul com a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; e a oeste com o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Com sua localização estratégica, a APA do Jalapão faz parte do Corredor Ecológico Jalapão/Mangabeiras, com registros da presença de espécies, como o Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), a arara-azul-grande (Anodorhyncus hyacinthinus) e o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).

A supervisora da Unidade de Conservação (UC), Rejane Nunes, explica que entre os eixos de atuação da APA estão o Manejo Integrado do Fogo (MIF), o turismo de base comunitária e o extrativismo sustentável com foco em contribuir com a melhora e a qualidade de vidas das comunidades.

“A gestão efetiva da UC iniciou somente em 2015, tendo como uma das estratégias de gestão do território, o Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária, onde visa conciliar conservação da natureza com os modos de vida tradicionais das comunidades melhorando a qualidade de vida, inclusive a segurança alimentar das pessoas”, detalha Rejane Nunes.

Recentemente, a APA passou a contar com uma equipe de brigadistas, indispensável para dar continuidade à implementação do plano de manejo da APA do Jalapão com foco na gestão participativa. Outra conquista importante foi a dos equipamentos/ferramentas por meio de aportes financeiros e acordos de cooperação entre o órgão ambiental e instituições parceiras e equipamentos de apoio às ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais.

O empresário de turismo da região e membro do conselho da UC, Henrique Abreu, destacou os avanços importantes com a sua criação. “É de suma importância a APA para o meio ambiente, visto que o nosso Cerrado tem sido suprimido. A sua biodiversidade vem sendo diminuída, com isso buscamos manter os atrativos naturais ao mesmo tempo em que se mantém o equilíbrio deste ecossistema tão importante para o ecossistema”, apontou.

A APA possui atributos naturais e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações e tem importância na proteção da diversidade biológica, em ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Rejane Nunes, supervisora da APA do Jalapão, destaca estratégias de gestão implementadas na Unidade de Conservação - Washington Luiz/Governo do Tocantins
 
O empresário de turismo e membro do conselho da UC, Henrique Abreu, destaca a importância da APA para manutenção do equilíbrio do ecossistema - Washington Luiz/Governo do Tocantins
 
Equipe da APA passou a contar, recentemente, com cinco brigadistas - Naturatins/Governo do Tocantins

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?