Cerca de 60 parlamentares de nove estados brasileiros participam da 4ª Reunião Ampliada de Deputados e Deputadas do Parlamento Amazônico
Com objetivo de promover debates e discussões entre os parlamentares dos estados amazônicos, a Assembleia Legislativa do Tocantins sedia nesta quinta-feira, 22, a 4ª Reunião Ampliada de Deputados e Deputadas do Parlamento Amazônico. O encontro reúne aproximadamente 60 parlamentares dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Mato Grosso e Tocantins.
Entre as pautas discutidas no evento estão as questões ligadas à regularização fundiária, licenciamento ambiental na Amazônia e a exploração mineral e de petróleo de forma sustentável, visando a geração de emprego e renda. O deputado estadual pelo Tocantins, Luciano Oliveira, reforçou o objetivo do encontro. “Estamos reunidos em busca de consensos, troca de experiências e definição de diretrizes que impulsionem o desenvolvimento legal e responsável da Amazônia”, explicou.
O Parlamento Amazônico se consolida como um espaço relevante para o debate de temas fundamentais para a região amazônica, permitindo que os representantes dos estados envolvidos possam trabalhar em conjunto na busca de soluções e propostas para os desafios enfrentados pela Amazônia. De acordo com o parlamentar, o debate contribui com a construção de soluções e diretrizes. “Com base no diálogo e construção conjunta podemos contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região, respeitando o meio-ambiente e as legislações vigentes”, disse Luciano.
Durante o encontro, o deputado estadual Sinésio Campos, do Amazonas, foi homenageado por sua contribuição pioneira na criação e desenvolvimento do Parlamento Amazônico. O trabalho de Sinésio Campos busca o fortalecimento da entidade, que busca promover a união e a cooperação entre os parlamentares amazônicos em prol do desenvolvimento sustentável da região.