O aumento da produtividade da psicicultura e aquicultura no Tocantins pautou agendas da secretária da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), Miyuki Hyashida, nesta terça-feira, 20, e quarta-feira, 21, em Brasília. A secretária foi acompanhada pelo secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, e contou com o apoio da senadora, Professora Dorinha e do deputado federal, Ricardo Ayres.
Em reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, articulada pela senadora Professora Dorinha, a secretária buscou apoio para fortalecer a cadeia produtiva no Tocantins, apresentando um planejamento estratégico e projetos voltados para o aumento da produtividade. O deputado federal, Ricardo Ayres e o secretário executivo da pasta de Pesca e Aquicultura do Tocantins, Rodrigo Ayres também participaram da agenda.
A secretária Miyuki adiantou que será organizado um evento no estado para fortalecer o setor. "Essas ações refletem o compromisso em impulsionar a atividade pesqueira, considerando tanto a conservação dos recursos naturais quanto o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. Foi acordado que faremos um grande evento no Tocantins para mostrar o que o estado já está fazendo e nosso potencial para crescer”, afirma a secretária.
Para o secretário Carlos Manzini, o evento é uma oportunidade para evidenciar o potencial do Tocantins. "Com o apoio adequado e a implementação de medidas estratégicas, a pesca e a aquicultura tocantinense podem se destacar no cenário econômico nacional e impulsionar a economia, com sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social. A união de esforços do Governo Federal, do Governo Estadual, instituições e especialistas é fundamental para transformar esse potencial em uma realidade próspera para o Tocantins", afirmou Manzini.
A secretária Miyuki Hyashida foi recebida também pela secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, com o intuito de explorar as oportunidades e potencialidades que o Tocantins oferece para essas atividades. Juntas, as secretarias discutiram estratégias para impulsionar o setor, considerando as características naturais e socioeconômicas do estado. Na ocasião, a secretária Tereza Nelma, convidou a secretária Miyuki para coordenar um workshop, a ser realizado no Tocantins, sobre a relação entre o mercado de carbono e a aquicultura.
Audiência Pública
A agenda da secretária em Brasília contou com a participação, nesta quarta-feira, 21, de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, realizada pela Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, presidida pelo deputado Luiz Nishimori. O evento discutiu a isenção dos impostos PIS/PASEP e COFINS para a ração utilizada na alimentação de gado e peixes. Durante a audiência, foram abordados os benefícios econômicos gerados pelo crescimento que a cadeia produtiva pode alcançar, a partir da isenção de impostos.
O Ministro André de Paula, presente na Audiência, falou sobre como é importante avançar nesse diálogo e consolidar esse benefício ao setor. "O esforço tem que ser coletivo. Essa luta é nossa. Precisamos dialogar e compactuar para que possamos avançar. Foi uma alegria receber todos aqui. É muito importante ter todas as pessoas ao meu lado hoje. Eu acredito que é a nossa união que vai garantir a vitória", afirma o ministro.