14/06/2023 às 15h57min - Atualizada em 14/06/2023 às 15h57min

Alexandre Guimarães é o 2º vice-presidente da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30 no Brasil

Foto/Divulgação

Foi lançada, na noite desta terça-feira, 13 de junho, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP-30 no Brasil, ocasião em que foi anunciado o nome do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) para compor o colegiado como 2º vice-presidente. A cidade de Belém, no Pará, será sede do evento, que ocorrerá em novembro de 2025.

O deputado federal Alexandre Guimarães destacou: “foi um convite do governador do Pará e da deputada federal Elcione Barbalho (MDB/PA), que é a presidente da Frente. Recebi com bastante graciosidade, já que o Tocantins faz parte da região amazônica. Teremos essa representatividade para discutirmos esse tema, principalmente pela COP 30 ser a Copa do Mundo Clima”, destacou.

Sobre a ida do ministro das Cidades Jader Filho ao Tocantins no próximo dia 30, Alexandre Guimarães afirmou que o representante da pasta irá a Araguaína para tratar sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. “Ele acolheu o nosso convite para tratar do programa, por meio de um debate e das ações do Ministério das Cidades”, revelou. Estiveram presentes no evento: a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB/MS); o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB/PA); deputados federais e representantes de embaixadas, dentre outras autoridades.

O objetivo da Frente é sensibilizar o parlamento brasileiro, o governo federal, a sociedade civil, organismos internacionais e os países desenvolvidos sobre a necessidade de agir em relação às mudanças climáticas e, dessa forma, mobilizar recursos financeiros para garantir o apoio necessário para organização da conferência, que exigirá investimentos significativos em infraestrutura, logística, segurança e tecnologia.

Evento

A confirmação do Brasil como sede do mais importante evento ambiental do planeta responde a pleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito durante participação na COP- 27, no Egito, no ano passado, logo após vencer as eleições. A Conferência das Partes (COP) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima reúne, anualmente, lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na terra.

A conferência é organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla da convenção em inglês) e ocorre anualmente em diferentes locais ao redor do mundo. Em 2023, a conferência será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 30 de novembro e 12 de dezembro. A de 2024 ainda não tem sede definida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?