A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) e o Procon Municipal de Palmas, promoveram na terça-feira, 13, o I Workshop Procon para atualizar o conhecimento e aprimorar as qualidades técnicas dos serviços prestados pelos servidores públicos que atuam no órgão. O encontro aconteceu no auditório do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), na Capital.
O workshop contou com três painéis e reuniu especialistas nos temas de desenvolvimento de equipes de alta performance, ambiente organizacional e a importância dos serviços prestados pelo Procon. Na abertura do evento, a presidente da ARP, Tálitha Tozzi Zemuner, falou que a pasta se preocupa em valorizar os servidores. "Quando pensamos em Procon, um órgão tão importante e que atua diretamente com a frustração do consumidor, são necessárias a capacitação e a qualificação constantes, mantendo o cuidado com a equipe, para que esteja preparada para atender as demandas e compreender seu papel e importância no contexto do trabalho e da sociedade”, destacou.
Após a abertura, o professor e presidente do IVM, André Pugliese, deu uma palestra aos presentes sobre o desenvolvimento de equipes de alta performance, com foco no trabalho colaborativo. “A proposta de hoje é trazer o desenvolvimento das equipes, com provocações que vocês possam pensar e repensar, que estimule uma reflexão e que possam trabalhar no limiar das suas competências", disse.
O psicólogo especialista em saúde mental, Hytalo Mangela, abordou as vantagens e os desafios da boa convivência no ambiente organizacional. Ele contou que a sociedade atual é tecnológica e com tendência ao isolamento social. Exemplificou que as pessoas conhecem muito de redes sociais, mas estão perdendo o contato real e que as consequências podem ser sentidas no ambiente organizacional, onde as pessoas passam a maior parte do dia. Mangela finalizou dizendo que o principal desafio é o autoconhecimento, mas que a boa convivência no ambiente de trabalho depende de uma equipe unida e conectada.
A parte técnica do evento ficou a cargo do advogado e professor de direito consumerista, Santana Júnior. Ele abordou a relação entre consumidores e empresas, assim como direitos e deveres à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Santana contou algumas situações cotidianas e demonstrou como deve ser a aplicação da legislação. "O Procon é um serviço público garantido a todos os consumidores que veem nele a possibilidade de solucionar os seus problemas. O órgão é a melhor maneira para as partes que desejam resolver entre si, por meio da intermediação, e solucionar suas demandas sem recorrer ao Judiciário. O Procon tem uma resolutividade muito maior, de forma conciliatória e é visto pela própria sociedade como uma forma de solução”, destacou.
Qualificação
Para a servidora do Procon Municipal de Palmas, Valéria Morais, o dia proporcionou conhecimento para continuar assegurando os direitos básicos e fundamentais dos consumidores que são atendidos diariamente no órgão.
Já o estudante de direito e estagiário, Gustavo Ferreira Amaral, disse que o workshop foi muito importante para a valorização e formação continuada. “Foi um momento importante de integração e compartilhamento de conhecimento. Estou na expectativa para que possamos continuar esses encontros e aperfeiçoar cada dia mais a nossa atuação enquanto servidores, estagiários e membros da sociedade civil”, afirma.