A Câmara Municipal de Araguaína/TO, aprovou o Projeto de Lei de N° 006/2023 que dispõe do Programa Permanente de Incentivo à Leitura José Gomes Sobrinho "Zé Gomes" de autoria do Vereador Wilson Carvalho (PROS), depois da aprovação da Câmara Municipal a Lei segue então para Sanção do Poder Executivo.
Os principais objetivos deste programa são:
Estimular o hábito de leitura no município;
Aproximar os autores e as editoras do público leitor;
Facilitar o acesso às obras literárias pelos alunos;
Estimular o surgimento de novos autores no município de Araguaína;
Contribuir para preservação da língua nacional e municipal da Cultura;
Contribuir para a formação crítica e cultural da população de Araguaína.
O Programa incluirá ainda várias ações, como:
Estímulo a realização de visitas dos autores junto a rede municipal de ensino;
Incentivo à realização de feiras literárias pela rede municipal de ensino;
Estímulo à realização de palestras e debates com escritores e poetas Tocantinenses nas escolas;
Realização de festivais, concursos, exposições de textos e poesias na rede municipal de ensino.
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.
O vereador considerou que o município de Araguaína é um dos maiores, senão o maior, impulsionador de escritores do Tocantins com autores de destaque Estadual e Nacional, escritores que difundem a nossa literatura por todo Brasil, com esse objetivo, o Vereador Wilson Carvalho propôs a criação do Programa Permanente de incentivo à leitura José Gomes Sobrinho.
O nome atribuído ao Programa é uma homenagem ao Sr. José Gomes Sobrinho, popularmente conhecido como Zé Gomes, pai do nobre Senador Eduardo Gomes, poeta, intelectual, articulista, palestrante, teatrólogo, musico e escritor brasileiro, que faleceu em 05 de Maio de 2004 aos 68 anos de idade sendo considerado um dos maiores nomes da Cultura do Tocantins e que muito contribuiu para o desenvolvimento da literatura na nossa região.
O Vereador finaliza com a frase da Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".