Subiu para 3.053 o número de pessoas obrigadas a sair de casa pelas enchentes no Tocantins nesta quarta-feira (19). O nível dos rios tem se mantido alto na região norte do estado. Em Araguanã, por exemplo, o ribeirão Lontra registrou seis metros acima do normal e o rio Araguaia quase sete metros fora da média.
Nesta terça-feira (18) eram 3.007 pessoas fora de casa, sendo 262 desabrigados e 2.745 desalojados em todo estado. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, nesta quarta-feira (19) os números subiram para 265 e 2.788, respectivamente.
A cidade mais afetada segue sendo São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio.
A Defesa Civil considera desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos.
Os desabrigados estão em Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.
Os desalojados são de Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Miranorte, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.
Chuvas intensas são registradas no estado desde o fim de dezembro. O grande volume provocou a maior cheia do rio Tocantins dos últimos 20 anos. Comunidades ficaram ilhadas e propriedades submersas.