Mais de 2 mil benefícios do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) foram suspensos devido à não realização da Prova de Vida nos meses de novembro e dezembro de 2022.
O Igeprev disse que entrou em contato com os faltosos, nos meses de janeiro e fevereiro, para alertar sobre a regularização do procedimento. Além disso, a Prova de Vida foi amplamente divulgada nos canais oficiais de comunicação do Igeprev e do Governo do Estado, durante os meses que antecedem e todo o período de realização da Prova de Vida.
A Prova de Vida é obrigatória para todos os segurados e beneficiários do Instituto que recebem o benefício, assim como a suspensão do benefício estava prevista na Portaria n° 1450, de 30 de setembro de 2022, que regulamenta a realização da Prova de Vida, no exercício de 2022.
A regularização é feita exclusivamente pelo Aplicativo Meu RPPS, que continua disponível para os que ainda não realizaram o procedimento. O restabelecimento do benefício se dará sempre na folha de pagamento normal do mês, não sendo possível fazer folha suplementar, devido ao Instituto já ter se adequado às normas do E-social. O prazo limite para o fechamento da folha do mês de março é até o dia 10.
O presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, alerta os beneficiários para que eles regularizem o quanto antes sua situação. “É importante esclarecer que essa comprovação de que o beneficiário está vivo é uma das formas de justificar a manutenção do benefício, visando evitar fraudes e pagamentos indevidos”, complementou o presidente do Igeprev.
“O Igeprev continua orientando os aposentados e pensionistas, e ofertando um atendimento exclusivo para os que não realizaram a Prova de Vida. Para isso, os servidores do Instituto permanecem entrando em contato com cada beneficiário, através dos canais de comunicação do Instituto”, destacou Sharlles Fernando.
Passo a passo para baixar o aplicativo
Para baixar o APP, é preciso acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, Android ou IOS, e digitar Meu RPPS. Após o download, basta escolher o “Estado do Tocantins”, a cidade de “Palmas”, em seguida clicar em “Igeprev” e se cadastrar.
Cabe ressaltar, que os beneficiários não precisam comparecer até a sede do Instituto ou Unidades do É Pra Já, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.
Beneficiário (a) que mora no exterior
Para os beneficiários que moram no exterior, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.
Informações: 0800 647-0747, ou pelo Whatsapp: (63) 99225-9117 – Das 8h às 14h.