As regiões afetadas por enchentes no Tocantins voltaram a ter um alerta para chuvas fortes entre a tarde deste domingo (16) e o meio-dia da segunda-feira (17). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) optou por manter o nível de alerta na cor amarela, considerada menos grave do que o alerta laranja que vigorou durante quase toda a semana passada.
Esta cor significa que os moradores podem esperar volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por dia, podendo chegar a 50 milímetros nos locais atingidos por pancadas mais fortes. Ventos de até 60 km/h também são esperados.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com o boletim mais atualizado, o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas por conta das enchentes no Tocantins subiu para 2.840 neste domingo (16). Neste sábado eram 1.916 afetados. Segundo a Defesa Civil, mais famílias de São Miguel do Tocantins precisaram deixar as residências nas últimas 24 horas.
O Corpo de Bombeiros continua resgatando moradores afetados e até ilhados por inundações.
A situação mais grave é em São Miguel, na região norte do estado. O município que fica às margens do rio Tocantins, na divisa com o Maranhão, concentra a maioria de impactados. Na cidade há 195 pessoas desabrigadas e 1.950 desalojadas - algumas pessoas perderam tudo.