O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foi antecipado e divulgado nesta quinta-feira (09/02). A liberação das notas estava prevista para dia 13 de fevereiro.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes que terminaram a educação básica e é uma das principais formas de entrar na educação superior no Brasil, com o auxílio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou em instituições privadas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições para o SiSU irão abrir no dia 16 de fevereiro.
Muitas instituições públicas ou privadas usam o Enem para selecionar os candidatos, sendo como critério único ou uma forma de complementar o processo seletivo. As notas também podem ser usadas como parâmetro para o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do Enem pode ser utilizada em processos seletivos para instituições de ensino superior em Portugal.
Como consultar a nota
Para poder saber o resultado da nota, o estudante deve acessar o link enem.inep.gov.br/participante. Em seguida clique na opção "Resultado do Enem", coloque o CPF e a data de nascimento nos campos indicados. E por fim, clique em "Consultar resultador".
O SiSU ficará aberto entre os dias 16 e 24 de fevereiro e não foi adiantado pelo MEC. O lista de aprovação para a primeira chamada será divulgada no dia 28 de fevereiro.
Para chegar ao resultado da nota do Enem é utilizado o método da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Por conta desse método, não é possível que você mesmo saiba quanto tirou no exame conforme o número de questões que foram acertadas.
Mesmo que um candidato acerto a mesma quantidade de questões de outro, as notas podem ser diferentes. Isso acontece porque o TRI avalia o nível de dificuldade e número de acertos e erros de cada questões. Se um estudante acertar as questões mais difíceis e errar as mais fáceis, o método vai considerar que o candidato chutou as questões, desta forma, a nota será menor em relação a alguém que acertou mais fáceis e errou as questões mais difíceis.