De acordo com o IBGE, a estimativa populacional de Aguiarnópolis/TO era no último Censo, população estimada [2021] 7.049 habitantes (IBGE). Como mostram os números, no último ano houve um decréscimo populacional muito alto e chamou a atenção do vereador da Câmara Municipal de Aguiarnópolis e Diretor da UVET, Julimá Brito, pois neste último Censo 2022, a população caiu para o número de 4.787 habitantes.
Diante da preocupação com os dados apresentados, o vereador Julimá Brito frisou que é impossível a população perder quase 3 mil pessoas.
O parlamentar chama atenção para a estimativa, que julga equivocada. “Nos últimos anos houve inúmeros crescimentos na cidade e é visível que a cidade está cada vez mais cheia”, justificou.
Diante do exposto, o vereador disse que quer discutir como Poder Legislativo e Executivo, para vê as possibilidades legais de envolver e colaborar com o IBGE para melhorar a coleta de dados e buscar soluções para possíveis perdas que o município pode ter devido ao decréscimo populacional apresentado.
O vereador ainda disse e explanou que, após investigação que severamente deve ser realizada, a comprovação dos erros que levaram o IBGE a apresentar o decréscimo populacional nesse ano, "o município pode entrar com uma ação na justiça para que peça o congelamento da estimativa dessa diminuição da população de Aguiarnópolis”, disse Julimá.
Julimá lembra, que se o IBGE mantiver o número do relatório preliminar, o prejuízo para a cidade será muito grande, tendo em vista que todos os repasses federais previstos na legislação se baseiam no número de habitantes.
O censo demográfico é uma pesquisa da contagem da população de um determinado território realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Além da contagem de habitantes, o Censo coleta informações sobre as condições de vida das pessoas que residem naquele local, como saúde, educação, moradia e trabalho. Os dados coletados são fundamentais para subsidiar políticas públicas e nortear o planejamento de orçamento do governo.
Mais do que uma contagem da população, o Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por bairros e também por áreas urbanas e rurais. O número de habitantes levantado pelo Censo é utilizado como referência para distribuição dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, verbas federais dirigidas aos estados e municípios, de acordo com o tamanho de sua população. A quantidade de moradores também determina o tamanho das representações políticas, isto é, quantidades de vereadores, de deputados estaduais e federais.