A situação de pessoas afetadas pelas cheias dos rios e afluentes no Tocantins é alarmante. De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (11/01) pela Defesa Civil, o número de pessoas desalojadas subiu para 1.237 em 16 municípios. A cidade mais afetada é São Miguel que está com 733 pessoas desalojadas e 488 desabrigadas.
Em todo estado são 543 pessoas desabrigadas em seis cidades: Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso. As pessoas desalojadas são do seguintes municípios: Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.
A Defesa civil está monitorando 32 cidades, sendo que oito municípios estão com equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuando nesta terça (Região do Bico, Centro-Norte, Região Central, Sudeste e Sudoeste), porém com possibilidade de atender municípios vizinhos (para a região do Bico do Papagaio).
ALERTA LARANJA
O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual emitiram alerta laranja nesta segunda-feira (10/01) para os municípios de Lajeado, Miracema do Tocantins, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Itapiratins e Palmeirante.
O alerta é devido à elevação da vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado, que deve atingir um aumento acima do maior pico registrado até o momento, que marcou 17.155m³/s no último dia 29 de dezembro de 2021.