03/01/2023 às 13h04min - Atualizada em 03/01/2023 às 13h04min

Auxílio Brasil volta a se chamar Bolsa Família; veja calendário de pagamentos em 2023

Divulgação

O Auxílio Brasil volta a se chamar Bolsa Família este ano. E o calendário de pagamentos está definido e segue a regra de sempre; é pago todo mês nos últimos dez dias úteis e segue a ordem do número final do NIS.

O programa, que será rebatizado e pode ter novas regras ainda não divulgadas, começará o pagamento das parcelas no dia 18 de janeiro. As datas definidas também são válidas para o Auxílio Gás no próximo ano, sendo que este benefício é pago a cada dois meses.

Para saber o dia em que a parcela mensal ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, o cidadão precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão do titular.

Para cada dígito final do NIS há uma data mensal correspondente. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18.

Os pagamentos são disponibilizados na sequência de um a zero, durante os últimos dez dias úteis de cada mês. A exceção é o mês de dezembro, quando todos os pagamentos ocorrem até o dia 22, antes das festas de fim de ano.

Os benefícios ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário.

Confira como fica o calendário de pagamentos do programa em 2023:


 

Em caso de dúvidas, existem três canais de atendimento ao cidadão:
- o telefone 111, canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal com informações sobre o cartão e o saque do benefício;
- e o aplicativo Auxílio Brasil, disponível de forma gratuita nas lojas virtuais de apps em qualquer smartphone.

Quem pode receber o Bolsa Família em 2023?

Caso ainda não seja cadastrado no benefício, o cidadão deve realizar um registro no CadÚnico. Um pré-cadastro opcional pode ser feito por meio do aplicativo CadÚnico ou no site. Feito isso, é preciso ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para passar pela entrevista e concluir o cadastro.
 

Com o cadastro aceito pelo Governo Federal, o cidadão já deve estar elegível a fazer parte do programa.

Os grupos familiares com crianças e já são inscritos no Bolsa Família deverão contar com a carteira de vacinação em dia. As crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem ter ao menos 85% de frequência escolar.

Além disso, o governo também garante que haverá um acompanhamento de ações socioeducativas para crianças em condições de trabalho infantil, bem como um acompanhamento do pré-natal para mulheres grávidas.

Também foi prometido que as mães que amamentam serão contempladas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?