A corrida de rua mais tradicional do Brasil, a São Silvestre, terá a participação de quase 30 atletas tocantinenses. Os competidores são das cidades de Palmas, Araguatins, Augustinópolis, Aliança, Crixás, Monte Santo, Dianópolis, Paraíso e Araguaína, e contam com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude.
Parte da delegação tocantinense seguiu viagem nesta terça-feira (27), rumo à capital paulista. O retorno dos atletas está previsto para o dia 31 de dezembro, logo após a realização da prova. Já os competidores que representarão o Tocantins no pelotão de Elite embarcam para São Paulo somente no dia 28.
Esporte é sinônimo de alegria e a delegação tocantinense conta com a corredora Ilza Barbosa, conhecida nas corridas de rua do Tocantins por distribuir corações confeccionados em cartolina com frases de fé e incentivo. Dessa vez, ela não poderá disputar a principal prova de atletismo do país, mas estará nas ruas de São Paulo fantasiada para levar sua irreverência e animação. "A minha intenção é levar muita alegria, paz e orações. Estarei lá para incentivar as pessoas e levar alegria", contou.
A 97ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre terá largada no último dia do ano, na Avenida Paulista. São esperado 35 mil competidores.
Elite
Athila Cavalcante Teles será desafiado no pelotão de elite. “As expectativas são as melhores possíveis de fazer uma boa marca para o Estado do Tocantins. O treinamento foi feito durante o ano e agora na reta final é só uma lapidação para chegar bem na prova, descansado, correr bem e trazer um bom resultado para Araguaína e para o Estado do Tocantins”, declarou o atleta araguainense.
Quem também terá que vencer os seus próprios limites no pelotão de elite, será Noel dos Reis Alves. O atleta de Araguatins que se tornou o 24º brasileiro melhor colocado na prova em 2019, agradeceu o apoio concedido pela Secretaria dos Esportes e Juventude.
“O Governo do Estado vem apoiando o esporte e dia 31 estaremos participando da São Silvestre, a prova mais famosa do Brasil e mais importante do calendário brasileiro de corrida de rua. Com fé em Deus vamos trazer um bom resultado de lá”, explicou o atleta que se tornou o terceiro colocado na 21ª edição da Meia Maratona realizada no inicio de dezembro, em Palmas.
Delegação tocantinense
1 - Luiz dos Reis - Palmas
2 - Rony Cleiton Pinheiro de Sousa - Palmas
3 - Luzicleia Neres Lopes - Palmas
4 - Alef Felipe da Silva - Palmas
5 - Weudes Pereira Rocha Palmas
6 - Luana Pereira de Sousa - Palmas
7 - Marcos dos Anjos Rosendo - Palmas
8 - Marcelina dos Anjos Rosendo - Palmas
9 - Ilza Barbosa - Palmas
10 – João Alves Ferreira - Palmas
11 - Benones dos Santos - Palmas
12 - Antônio Saraiva de Araújo - Araguaína
13 - Athila Cavalcante Teles - Araguaína
14 - Charles Barbosa de Miranda - Araguaína
15 - Maria Divina Silva Amorim - Araguaína
16 - Geonilson José da Silva - Araguaína
17 - Naides Silva Conceição - Araguaína
18 - Solange Rodrigues Almeida Andrealino - Araguaína
19 - Marilene da Silva Moura - Araguaína
20 - Noel dos Reis Alves - Araguatins
21 - Joabe Nunes dos Santos - Augustinópolis
22 - Luciana de Sousa Ferreira - Aliança
23 - Clejivaldo de Sousa Costa - Crixás do Tocantins
24 - Franco Muller Teixeira dos Santos - Monte Santo
25 - Adriano Amorim Rodrigues - Dianópolis
26 - Claudimiro Barros da Silva - Paraíso do Tocantins
27 - Márcia Dias - Paraíso do Tocantins
28 - Gean Sales da Silva - Paraíso do Tocantins