Mais uma vez a emoção tomou conta da segunda etapa das apresentações de fim de ano do Balé Popular do Tocantins. Toda a vibração da Disco 80, tema dos espetáculos, contagiou o público durante as duas sessões realizadas nesse domingo, 4, no Teatro Sesc de Palmas.
Em duas horas de espetáculo com músicas, coreografias e figurinos marcantes da época, os integrantes do Balé Popular do Tocantins encantaram a todos. A irreverência, a diversidade e a atitude vistas no palco fizeram o público viajar pelos badalados, vibrantes e memoráveis anos 80.
A estudante Karen Martins Carvalho, da 1ª série do ensino médio do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maia, está na companhia há seis anos e destacou que fazer parte desse projeto é a realização de um sonho. "Dançar balé e jazz sempre foram a minha paixão. É no palco que me realizo e dou o melhor de mim".
Para o aluno Arthur Francisco Silvestre, da 2ª série do ensino médio, da Escola Estadual Raquel de Queiroz, se apresentar dançando foi um desafio. "Eu sempre gostei muito de dançar, mas tinha medo da exposição e fiquei com receio de sofrer preconceito. Para minha surpresa, o apoio foi total. Devia ter começado antes. Estar no palco é maravilhoso".
Ana Arlete Pires, mãe da bailarina Maria Eduarda, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, disse que além de lindo e primoroso o projeto incentiva a disciplina, promove bem estar e pode abrir portas aos novos talentos.
O professor e coreógrafo de ballet e jazz, Denis Rodrigues, relatou que a companhia venceu os desafios ao remontar as equipes e criar novas coreografias após a covid-19 e que o resultado tem sido incrível. "É muito gratificante notar que o público, na maioria pais dos nossos bailarinos, se identifica com o espetáculo. Eles ficam nostálgicos e realmente emocionados em reviver a década de 80, através da apresentação dos filhos".
Projeto
O projeto tem como objetivo fomentar a arte no Tocantins, oferecendo aulas e apresentações artísticas de qualidade, enriquecendo assim o cenário cultural de Palmas. Além disso, motiva e proporciona a inclusão por meio da dança, reconhecendo e descobrindo novos talentos por meio da vivência artística e dos componentes do Balé Popular do Tocantins.
Neste ano, cerca de 540 alunos foram divididos em turmas infantil, infanto-juvenil, juvenil e de adulto. Os bailarinos são estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, que participam de aulas ministradas pelos professores Cristiane Freire, Diego Neves, Elton Fialho, Émerson Magalhães, Jefferson Marques, Gabriela Bessa, João Vicente, Luís Felipe, Denis Rodrigues, Maicon Cardoso e Vanessa Souza, que são os coreógrafos do espetáculo.
Espetáculo Disco 80
Os estilos das apresentações incluem Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea, evidenciando os talentos da companhia e o trabalho que foi produzido durante todo o ano. Os espetáculos são coreografados pelos professores que atuam nos cinco polos do Balé Popular: Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz; Colégio da Polícia Militar e Colégio Estadual Vila União e Escola Estadual Frederico Pedreira.
Agenda
As apresentações foram divididas em três etapas com elencos de escolas diferentes. Os espetáculos continuam no próximo final de semana, nos dias 10 e 11 de dezembro, no Teatro SESC de Palmas, totalizando assim 11 apresentações.
Cronograma:
No próximo dia 10 será o espetáculo Disco 80 no Teatro Sesc: com os alunos dos polos Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico Pedreira. Serão duas sessões às 18h30 e 20h30.
Já no dia 11 será o encerramento dos espetáculos com uma Noite de Gala. Serão duas sessões às 18h30 e 20h30.