25/11/2022 às 10h38min - Atualizada em 25/11/2022 às 10h38min

Vereador professor Itamar participa junto com o Conselho de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde da IV Conferência Municipal de Saúde de Buriti

Foto/Divulgação: Ascom Vereador Itamar

O vereador Professor Itamar (MDB), participou da manhã desta sexta-feira, 25, representa a prefeita Lucilene (Solidariedade), da IV Conferência Municipal de Saúde. por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde.

O evento que acontece a cada 4 anos tem a finalidade de apresentar as atualizações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), ouvir e debater com a população e profissionais de saúde a respeito dos serviços prestados aos munícipes. Assim, juntos podem avaliar e propor um sistema de saúde que atenda sempre as demandas, anseios e necessidades reais da população de forma ágil, eficaz e humanizada.

A Conferência de Saúde é o espaço democrático de construção de políticas de saúde, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É um momento decisivo para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde local, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes em nosso município.

É na Conferência de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização da conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde Municipal, Estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.

A etapa municipal visa preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Buriti do Tocantins.

O SUS, apesar da sua curta existência de pouco mais de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?