21/11/2022 às 19h23min - Atualizada em 21/11/2022 às 19h23min

Colégio Estadual Antenor Barreira homenageia "Dia da Consciência Negra" com primeira feira cultural Afro-Brasileira

Foto/Divulgação: CEAB

Na tarde desta segunda-feira (21), foi celebrado o Dia da Consciência Negra no Colégio Estadual Antenor Barreira em Goianorte-TO, com apresentações culturais, desfile beleza negra, exposições, além de uma celebração com ritos afros, capoeira e comidas típicas. O evento foi aberto a comunidade local e foi abrilhantado pela presença dos alunos, pais, servidores e também alunos da APAE local.

Além do envolvimento e apoio de todos da unidade escolar, estavam a frente do projeto as professoras Ana Paula e Zilda, idealizadora e coordenadora do projeto, a professora Ana Paula, exalta o envolvimento de todos com o evento. Para ela, a participação dos alunos tem sido muito positiva. “É muito gratificante notar que os alunos, professores e os pais se interessam pelo projeto, ajudando a promover a igualdade racial na escola, levando todos a entender um pouco mais sobre a diversidade e a importância de convivermos bem com ela”, destacou.

De acordo com a professora Zilda, Para ela, os estudos sobre o período da escravidão no Brasil devem ser estudados a fundo para conscientizar os alunos sobre igualdade e preconceito racial. “Para mim, o Brasil possui uma espécie de dívida com os negros, que foram muito explorados e discriminados ao longo da nossa história. E esta conscientização deve transpor os muros do colégio, os levando a praticar o respeito em todos os contextos de diversidade em que foram inseridos”, ressaltou.

Para a diretora do Colégio, Marcivan Ferreira Frasão, o evento é de grande relevância para todos enquanto servidores, alunos e comunidade. "O evento envolveu várias pessoas de todos os seguimentos da nossa unidade escolar e diretamente também os nossos alunos. Tivemos demonstrações de comidas típicas afro-brasileiras, religiões, personagens históricas, danças típicas, capoeira, entre outros. Foi um grande evento e um grande sucesso, aproveito para parabenizar aos nossos servidores e alunos pela realização deste evento".

Para a coordenadora pedagógica do Colégio, Sara Yorrane, foi muito gratificante fazer parte deste evento e perceber o encanto dos alunos em se descobrirem parte da cultura afro-brasileira e recuperar um pouco da nossa história. "Percebi que os alunos ficaram encantados em descobrirem que certos temperos, chás, utensílios usados pela família em suas casas, fazem parte da cultura afro-brasileira e que eles não tinham esse conhecimento. Foi muito gratificante ver o envolvimento, participação e apoio dos nossos alunos e pais/responsáveis na feira cultural. Sabemos da importância da participação da família no processo de ensino aprendizado e ficamos felizes em poder contar com o apoio de todos".

O evento contou também com a participação da Coordenadora do Projeto Escravo Nem Pensar, Maria Rita Rodrigues, representando a Diretoria Regional de Ensino, trouxe uma palestra muito interessante sobre o tema e conscientizou os presentes sobre o programa nacional de prevenção ao trabalho escravo no Brasil. Ensinando inclusive como identificar e denunciar essa prática que infelizmente ainda existe em nossa sociedade.

Se fez presente também a Assistente Social da Diretoria Regional de Ensino, Pastora Ana, trazendo uma palavra sobre bullying e o preconceito dentro da escola, ressaltando o quão prejudicial é para uma pessoa sofrer esse tipo de violência no meio em que vive, que pode causar sérios danos a sua saúde física e mental.

O evento foi encerrado com uma linda apresentação de dança pela servidora do Colégio Maria Joana e algumas alunas.






Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?