Para dar seguimento às ações de incentivo à atividade empresarial no Estado do Tocantins, o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, reuniu-se, na sexta-feira, 11, com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), José Américo e Corombert Leão, e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Kim Gomides, para reunião de alinhamento sobre o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics).
Na ocasião, o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, apresentou o programa que prevê investimentos de mais de R$ 130 milhões para a execução de projetos estratégicos ligados a oito pilares (infraestrutura empresarial e logística; desenvolvimento empresarial e de sistemas produtivos; segurança jurídica e política; inovação e tecnologia; matéria prima; mão de obra qualificada; oferta de crédito; e planejamento estratégico), essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do Tocantins de forma descentralizada.
De acordo com o diretor de Agricultura, Pecuária e Aquicultura da Seagro, José Américo Vasconcelos, o programa é fundamental para o avanço empresarial no Tocantins. “O programa é de suma importância para o planejamento e o desenvolvimento do Tocantins, ele contempla todos os pilares que dão sustentação ao Estado. A apresentação foi positiva e tivemos a oportunidade de debater alguns pontos para que o Tocantins tenha um rumo e um eixo de desenvolvimento”, informou.
Para o diretor técnico da Ruraltins, Kim Gomides, o Pics possui uma estrutura que é importante para o desenvolvimento do Tocantins. “O Ruraltins é um braço do Governo. Temos capacidade para alcançar o produtor rural lá no campo e promover o desenvolvimento produtivo agregando e associando essa matéria-prima de forma que viabilize as nossas agroindústrias no Estado. Participar da construção desse programa para nós é muito relevante e valioso, pois a gente vai ver os pequenos problemas que a extensão do Estado enfrenta, para podermos desenvolver e executar suas funções", afirmou o diretor.
O secretário Carlos Humberto Lima explicou o objetivo do Pics. “O objetivo geral do programa é estimular o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Tocantins, com criação de um ambiente favorável para os negócios, por meio da convergência e transversalidade dos órgãos estaduais e entidades representativas dos setores produtivos, por isso é de fundamental importância a participação técnica dos órgãos da porteira para dentro na construção das ações de desenvolvimento regional”, frisou o gestor.