07/11/2022 às 19h39min - Atualizada em 07/11/2022 às 19h39min

Governo do Tocantins investe no melhoramento genético de seu rebanho bovino

Divulgação

A propriedade Fazenda Aroeira, no município de Cristalândia, está entre os mais de 300 beneficiados com o programa do governo estadual Mais Genética Tocantins. Realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e pelo Banco Mundial, o programa conta com a parceria do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar).

“Nossa expectativa está muito boa em relação ao melhoramento genético do rebanho. O programa é uma excelente iniciativa do Governo do Estado”, relata o gerente da fazenda, Adelmo Borges, que iniciou o procedimento de inseminação em tempo fixo em 200 vacas no final do mês de outubro.

O programa é uma iniciativa do governador Wanderlei Barbosa e segue em execução. Mais de 45 mil kits já foram entregues para Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) para gado de corte, contemplando pequenos e médios pecuaristas de 83 municípios tocantinenses.

“O Mais Genérica Tocantins segue em execução e ainda temos 50 mil kits para IATF disponíveis para distribuição gratuita”, destaca o secretário da Seagro, Jaime Café, reforçando que os produtores interessados em acessar os benefícios do programa Mais Genética devem seguir algumas normas, entre elas ser pecuarista de gado de corte.

“O programa está ativo e seguimos em campo visitando as propriedades atendidas até o momento”, reforça a gerente de Pecuária, Mara Leal. A gerente destaca também que os produtores estão se organizando para iniciar a estação de monta e muitos já estão se cadastrando no sistema no site da Seagro, https://www.to.gov.br/seagro, e agendando a busca dos kits.

Programa Mais Genética

É necessário ser pecuarista de gado de corte; escolher entre contratar a mão de obra particular ou receber o benefício do Sebrae/Senar, que está disponibilizando a mão de obra gratuitamente.

Se o produtor optar pela mão de obra do Sebrae/Senar, é necessário entrar em contato com estas instituições e ressaltar que quer ter acesso ao programa Mais Genética do Governo do Tocantins. Se o produtor optar por contratar mão de obra particular, é necessário realizar o cadastramento da propriedade pelo site da Seagro; apresentar atestado assinado pelo médico veterinário de fêmeas aptas para receber a IATF – modelo disponível no site da Secretaria da Agricultura; apresentar ficha da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); realizar a escolha de reprodutores – catálogo de touros disponível no site da Secretaria da Agricultura-; agendar data e horário na Gerência de Pecuária da Seagro para retirada dos materiais, por meio do telefone (63) 3218-2161.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?