A Prefeitura de Goianorte, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 27, a IV Conferência Municipal de Saúde.
O evento que acontece a cada 4 anos tem a finalidade de apresentar as atualizações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), ouvir e debater com a população e profissionais de saúde a respeito dos serviços prestados aos munícipes.
Assim, juntos podem avaliar e propor um sistema de saúde que atenda sempre as demandas, anseios e necessidades reais da população de forma ágil, eficaz e humanizada.
A Conferência de Saúde é o espaço democrático de construção de políticas de saúde, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É um momento decisivo para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde local, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes em nosso município.
É na Conferência de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização da conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde Municipal, Estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.
A etapa municipal visa preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Goianorte.
O SUS, apesar da sua curta existência de pouco mais de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.