O Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Goianorte, promoveu neste domingo (16), uma palestra sobre a importância da saúde da mulher, como uma maneira de estimular a conscientização do combate ao câncer de mama.
A palestra faz parte da Campanha Outubro Rosa e foi ministrada pela Diretora de Mordomia Cristã da Igreja Adventista do Setor Sul de Colmeia, Marly Vieira, que falou com base na Bíblia Sagrada sobre os oito remédios naturais que previnem o câncer de mama, a palestra frisou ainda sobre o que é a doença; quais os fatores de risco comportamentais e sobre a importância dos cuidados da saúde da mulher das medidas preventivas de combate à doença, principalmente com a mamografia, que deve ser realizada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos de idade.
De acordo com a Diretora do Ministério da Mulher da Igreja Adventista de Goianorte, Ildeci Dias, o movimento do Outubro Rosa impactou muitas mulheres com a palestra de prevenção e orientação. “A palestra foi informativa e esclarecedora para as mulheres presentes. A nossa ideia foi orientar com prevenção e orientação dentro dos conceitos bíblicos”, frisa.
Para Sara Yorrane, realizar atividades do Outubro Rosa em sua igreja, foi um aprendizado para todas. “Nós temos o conhecimento sobre a importância do autoexame, mas muitas mulheres não sabem como um toque pode salvar a sua própria vida. Em nossas ações do Outubro Rosa focamos em conscientizar as mulheres com atividades lúdicas e informativas para a prevenção do câncer de mama”, disse.
Para Erly Pimenta a palestra foi fundamental para a importância dos cuidados com as mulheres. "Esta palestra do Outubro Rosa, visa a importância do diagnóstico precoce pois quanto mais cedo é feito esse diagnóstico mais chance de tratamento e cura teremos. Para nós mulheres isso é muito importante", destacou.
Cuide-se Mulher - SINTOMAS
O câncer de mama detectado na fase inicial possui chance de cura e tratamento, em grande partes dos casos. Quando uma mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, qualquer sinal de alteração é necessário buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.
A auto palpação é uma orientação adequada para a mulher fazer sua observação sempre que se sentir confortável, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, sem necessidade de uma técnica específica de autoexame. Muitas mulheres descobrem o câncer de mama a partir da observação casual e de alterações mamárias.