22/09/2022 às 08h26min - Atualizada em 22/09/2022 às 08h26min

Em Gurupi, Estado do Tocantins garante obras para duplicação de trecho da Avenida Goiás

Divulgação

As obras de alargamento da Avenida Goiás, em Gurupi, terão início na próxima segunda-feira, 26, é o que determina a Ordem de Serviço assinada nesta quarta-feira, 21, pelo Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Agência de Transporte do Tocantins (Ageto). O trecho, que compreende uma extensão de 8 km e liga o Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig) ao centro da cidade, será duplicado. O investimento no local trará segurança e conforto para os trabalhadores, além de auxiliar no escoamento da produção agroindustrial do município.

O Projeto faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) e conta com destinação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), no valor de R$ 2,6 milhões, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico da Sics. O Estado do Tocantins vem garantindo um ecossistema empresarial adequado para a atração de investimentos em diversos municípios do Estado, por meio do Pics, como é o caso de Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins e, agora, em Gurupi.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, enfatiza que o Tocantins tem implementado uma política para o desenvolvimento econômico. O Pics busca criar cenários mais adequados para a atração de novos investimentos e o fortalecimento daqueles que já investiram aqui. "Estamos investindo na infraestrutura empresarial da principal cidade do centro sul do Estado. A importância econômica de Gurupi fez com que atendêssemos o município na primeira fase do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços", afirmou o secretário.

Neste sentido, o secretário executivo da Ageto, Ruberval França, ressaltou que ações de recuperações viárias estão sendo realizadas pela administração estadual em todo o território tocantinense.

Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig)

Criado em 28 de março de 1988, pelo então prefeito da cidade, Jacinto Nunes, pai da atual prefeita Josi Nunes, o Paig tem em seu projeto original a Avenida Goiás já duplicada, porém a demanda de alargamento da via se deu oficialmente a partir de 2017.

"Esta obra é a concretização de um sonho antigo da classe empresarial. A prefeitura fez todo o diálogo com o Estado do Tocantins, a fim de colocar o projeto para apreciação do Fundo de Desenvolvimento Econômico e, agora, estamos vendo esse processo ser concretizado", enfatizou a prefeita. Josi Nunes também destacou que esta obra trará segurança, facilitará o acesso e melhorará a infraestrutura necessária para as empresas do local e seus colaboradores.

"A obra vem no momento oportuno. Nosso parque está em pleno desenvolvimento e expansão. Há 15 dias, trouxemos duas empresas que se instalarão aqui. A prefeitura vem dando total apoio e, agora, esse apoio do Estado do Tocantins auxiliará no trânsito local", salientou o presidente da Associação Comercial de Gurupi (Acig), Jair Sakai.

Atualmente, o Parque não dispõe de nenhum lote disponível e sua ocupação chega próxima a 80%. Os outros lotes estão indisponíveis devido a demandas judiciais. Cerca de 20 empresas já estão instaladas no Paig e aproximadamente outras 40 estão se instalando. As principais áreas de atuação dessas empresas são o agronegócio e a construção civil. Acredita-se que, ao final da implantação de todas as novas empresas, o Parque Industrial gerará cerca 1.200 empregos diretos.

No que tange às empresas, hoje, o Parque garante que Gurupi seja o maior beneficiador de arroz da região Norte do Brasil, bem como a cidade brasileira que mais produz semente de capim.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?