Uma cidade cercada por lago e serra, bem estruturada, com ótima oferta de serviços, hospedagem, alimentação e atrativos. Possui museus, cinco praias estruturadas, uma região repleta de cachoeiras e estâncias. Esta é Palmas, Capital do Tocantins e principal ponto de partida para outras regiões turísticas, para os viajantes que chegam por via aérea.
Durante a 49ª Abav Expo, a ser realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda, Grande Recife, a capital mais jovem do País, com 33 anos, será um dos destinos divulgados no estande do Estado do Tocantins.
Motivos para isso são faltam e a meta é estimular uma maior permanência dos turistas nesta cidade planejada.
Para quem visita a cidade, é obrigatória uma parada na Praça dos Girassóis para conhecer o Memorial Coluna Prestes, uma obra do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. O local homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pela região que é Tocantins entre os anos de 1920 e 1930. A obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer. A escultura em bronze do ‘Cavaleiro da Luz’, representando Luiz Carlos Prestes, foi criada pelo artista plástico Maurício Bentes. Ao seu lado, o Monumento 18 do Forte homenageia revolta militar ocorrida no Rio de Janeiro, em 1922.
Localizado em uma das entradas da cidade, o Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi o primeiro edifício construído em Palmas e primeira sede do Poder Executivo do Tocantins. Hoje, preserva salas originais, como o gabinete do governador, além de abrir exposições itinerantes.
Duas importantes áreas verdes, os parques Cesamar, na região sul da cidade, e dos Povos Indígenas, na região norte, são pontos de encontro dos moradores locais, que utilizam suas pistas de cooper e skate e quadras de esporte, bem como áreas de alimentação, para passeios em família e práticas esportivas que também podem, e devem, ser aproveitadas pelos visitantes.
Praia e serra
Palmas conta com cinco praias permanentes, graças ao lago formado pela UHE Luís Eduardo Magalhães. Cada uma tem sua característica, como a Graciosa, de onde partem os flutuantes para passeios pelo lago e para a Ilha do Canela. Não menos belas e organizadas, as outras praias são a do Caju, Prata, Arnos e Buritis. Todas com barracas de alimentação e fácil acesso.
Já os amantes do turismo ecológico encontram em Taquaruçu o destino ideal. Distante 32 km do centro, o distrito que já existia antes de Palmas oferece a calma das pequenas cidades do interior, com restaurantes e pousadas acolhedoras. Possui dezenas de cachoeiras, várias delas abertas à visitação.
Durante da Abav Expo, também serão divulgados os atrativos do Jalapão, das Serras Gerais, além da pesca esportiva e do turismo de observação de aves nas regiões do Cantão e da Ilha do Bananal.