19/09/2022 às 09h14min - Atualizada em 19/09/2022 às 09h14min

Tocantins mostra suas praias, cachoeiras e o badalado Jalapão na ABAV Expo, em Pernambuco

Vista aérea da Praia do Prata, na região Sul de Palmas / Foto: Fernando Alves

Uma cidade cercada por lago e serra, bem estruturada, com ótima oferta de serviços, hospedagem, alimentação e atrativos. Possui museus, cinco praias estruturadas, uma região repleta de cachoeiras e estâncias. Esta é Palmas, Capital do Tocantins e principal ponto de partida para outras regiões turísticas, para os viajantes que chegam por via aérea.

Durante a 49ª Abav Expo, a ser realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda, Grande Recife, a capital mais jovem do País, com 33 anos, será um dos destinos divulgados no estande do Estado do Tocantins.

Motivos para isso são faltam e a meta é estimular uma maior permanência dos turistas nesta cidade planejada.

Para quem visita a cidade, é obrigatória uma parada na Praça dos Girassóis para conhecer o Memorial Coluna Prestes, uma obra do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. O local homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pela região que é Tocantins entre os anos de 1920 e 1930. A obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer. A escultura em bronze do ‘Cavaleiro da Luz’, representando Luiz Carlos Prestes, foi criada pelo artista plástico Maurício Bentes. Ao seu lado, o Monumento 18 do Forte homenageia revolta militar ocorrida no Rio de Janeiro, em 1922.

Localizado em uma das entradas da cidade, o Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi o primeiro edifício construído em Palmas e primeira sede do Poder Executivo do Tocantins. Hoje, preserva salas originais, como o gabinete do governador, além de abrir exposições itinerantes.

Duas importantes áreas verdes, os parques Cesamar, na região sul da cidade, e dos Povos Indígenas, na região norte, são pontos de encontro dos moradores locais, que utilizam suas pistas de cooper e skate e quadras de esporte, bem como áreas de alimentação, para passeios em família e práticas esportivas que também podem, e devem, ser aproveitadas pelos visitantes.

Praia e serra

Palmas conta com cinco praias permanentes, graças ao lago formado pela UHE Luís Eduardo Magalhães. Cada uma tem sua característica, como a Graciosa, de onde partem os flutuantes para passeios pelo lago e para a Ilha do Canela. Não menos belas e organizadas, as outras praias são a do Caju, Prata, Arnos e Buritis. Todas com barracas de alimentação e fácil acesso.

Já os amantes do turismo ecológico encontram em Taquaruçu o destino ideal. Distante 32 km do centro, o distrito que já existia antes de Palmas oferece a calma das pequenas cidades do interior, com restaurantes e pousadas acolhedoras. Possui dezenas de cachoeiras, várias delas abertas à visitação.

Durante da Abav Expo, também serão divulgados os atrativos do Jalapão, das Serras Gerais, além da pesca esportiva e do turismo de observação de aves nas regiões do Cantão e da Ilha do Bananal.

Cachoeira do Roncador é um dos atrativos abertos à visitação em Taquaruçu

Cachoeira do Roncador é um dos atrativos abertos à visitação em Taquaruçu

Cachoeira do Roncador é um dos atrativos abertos à visitação em Taquaruçu / Foto: Thiago Sá
Memorial Coluna Prestes, um dos pontos de visitação do centro da cidade

Memorial Coluna Prestes, um dos pontos de visitação do centro da cidade

Memorial Coluna Prestes, um dos pontos de visitação do centro da cidade / Foto: Emerson Silva

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?