Os professores da rede municipal de ensino de Gurupi decidiram aceitar a proposta feita pelo município e suspender a greve da categoria. Os servidores estavam paralisados desde o dia 17 de agosto. Com a suspensão da greve as aulas serão retomadas nesta segunda feira (5).
A decisão pela suspensão do movimento ocorreu nesta sexta-feira (2) durante uma assembleia da categoria. Segundo o sindicato, a proposta aceita pelos professores prevê pagamento do piso na tabela, mais 5% de alinhamento entre os níveis de graduação.
"Hoje os professores recebem um complemento para alcançarem o valor do piso. A partir da proposta, o piso vai ser pago na sua totalidade. Sem dúvida é uma conquista, pois faz diferença", disse a presidente do sindicato em Gurupi, Gabriela Zanina.
Outro ponto que foi acordado com o município é que não haverá corte do ponto nos dias paralisados. Na semana passada a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, tinha dado um prazo para retorno das atividades sob pena de corte na frequência e contratação de substitutos.
A greve dos professores chegou a ser considerada ilegal pela Justiça no dia 20 de agosto, mas o movimento continuou. Pelo menos 19 escolas chegaram a ser prejudicadas durante o movimento.