01/09/2022 às 08h33min - Atualizada em 01/09/2022 às 08h33min

Campanha Setembro Verde alerta população sobre importância da doação de órgãos

Divulgação

“O que nos motivou a realizar a doação foi ver o milagre de Deus na vida de outras pessoas através dela". Este é o relato de Elias Ricardo Pontes da Silva, esposo da Tacyelle, que disse sim à doação dos órgãos da companheira, em abril deste ano. O doador é um dos impulsionadores da Campanha Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.
 
Segundo Ellias Ricardo da Silva, depois da doação dos órgãos, várias pessoas foram tocadas e aderiram ao ato. “A Tacyelle era muito bondosa, sempre atenta às necessidades dos outros e querendo ajudar, foi isso que nos deu forças”. Após o sim da família, foram captados cinco órgãos, que beneficiaram pessoas que aguardavam na fila nacional de transplantes.
 
“A doação de órgãos é um ato nobre por parte da família. Com o sim, vidas são salvas e transformadas. Ressalto a importância de comunicar a família sobre ser um doador. Avise sua família e ajude a salvar vidas!” afirma a responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela.
 
Dados de doação de órgãos e transplantes
 
A captação de órgãos, ou seja, procedimentos de retirada dos órgãos para doação teve início no Tocantins em 2018. Desde o início deste procedimento no Estado, já foram feitas 30 captações, sendo 8 neste ano.
 
No Tocantins, além da captação de órgãos também é realizada a de tecidos oculares, de 2018 a 2022 o Estado teve 183 doadores de córnea, em 2022 foram 29 doações.
 
Além da captação de múltiplos órgãos, no Tocantins é realizado o transplante de córneas, conforme dados da Central Estadual de Transplantes, de 2018 a 2022 foram feitos 171 transplantes, destes, 42 neste ano.
                                                                      
Programação do mês
 
Dia 25 - Passeio ciclístico, na Praia da Graciosa, com entrega de material em alusão a Campanha;

Dia 26 - Palestra sobre protocolo de morte encefálica e doação de órgãos e tecidos para transplante. Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) no Hospital Regional de Araguaína (HRA);

Dia 27 – Nesta data é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e terá a abertura do concurso de desenho, onde será realizada palestra para alunos do 6° ao 9° ano, sobre o Processo de doação e Transplante na Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira; palestra sobre doação e Transplante, na faculdade ITOP e palestra do processo de Doação e Transplante no Hospital Regional de Araguaína.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?