Visando estimular a retomada e desenvolvimento da economia regional, a Agência de Fomento do Tocantins vai disponibilizar aos empreendedores, no dia 02 de setembro de 2022, uma linha de crédito de até R$ 100 mil, cuja taxa está fixada em 1,5% ao mês.
O prazo para pagamento é de até 60 meses, com carência de até 03 meses – respeitados os critérios de cada linha de crédito – para parcelas pagas em dia. Os demais critérios para acesso a estes recursos estarão disponíveis, posteriormente, na plataforma digital da agência.
A ideia de oferecer taxas mais acessíveis – neste momento de recuperação e retomada da economia pós-covid – é impulsionar o comércio e a indústria do Tocantins, uma vez que a taxa Selic já ultrapassa os dois dígitos - 13,75% ao ano.
A inclusão de microempreendedores no mercado, que não tem acesso aos bancos, é uma das preocupações da Agência de Fomento. Além disso, também é missão da autarquia apoiar novos empreendimentos ou mesmo contribuir com a consolidação dos já existentes, ofertando, para tanto, taxas menores que as existentes no mercado.
Para a presidente da Agência, Denise Rocha, “incentivar os negócios locais é o combustível de toda a economia. Fomentar é a nossa atividade-fim e isso gera ganhos para todos, uma vez que cria mais empregos e proporciona melhor distribuição de renda. Isso irá fortalecer a economia e atrair novos investimentos”, disse a gestora. Logo após, complementou: “Nossa Agência consegue, a partir de agora, atender todos os públicos com taxas diferenciadas”.
A reunião entre a diretoria executiva da Agência e os parceiros está previamente designada para o dia 02 de setembro de 2022, a partir das 14h, na sede da Agência de Fomento do Tocantins, em Palmas. Na oportunidade, será apresentada a linha de crédito, prazos de carência, taxas mensais, entre outros detalhes. Após essa data, todas as informações sobre o financiamento estarão disponíveis nas sucursais da Agência em Palmas, Araguaína e Gurupi.