No intuito de promover o estimulo ao desenvolvimento cultural local, o vereador Wilson de Carvalho (PROS) destinou duas emendas impositivas para o ano de 2022, a programas que visam o apoio a produção cultural no município de Araguaína - TO.
Umas das emendas é destinada à Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO) no valor de R$ 70.000 (setenta mil reais) para a promoção e formento à cultura araguainense através do lançamento de livros, palestras, conferências, cursos, seminários, colóquios, encontros com escritores, concursos e prémios literários.
A outra emenda foi destinada ao Instituto Social e Cultura Araguaia (ISCA - Art'Palco) no valor de R$ 60.000 (sessenta mil reais) para a realização de apresentações teatrais para alunos de escolas públicas da cidade de Araguaína, do 5º ao 9º ano.
Essa iniciativa tem como finalidade o desenvolvimento cultural local.
O vereador Wilson Carvalho destaca que “a arte é um instrumento privilegiado que produz e articula estratégias voltadas para o exercício da cidadania, através de um processo que implica na mudança de comportamentos, atitudes e valores, e a arte do fazer teatral especificamente, é sem dúvida um veículo de extrema importância dentro desse contexto”.
E ainda fomenta que “ambos os projetos pretendem a promoção da cultura araguainense, a partir de ações como a realização eventos tradicionais, datas comemorativas, promoção e fomento da produção e talentos artísticos em geral e para a juventude a serem promovidas pela Academia de Letras de Araguaína – ACALANTO, e do Instituto Social e Cultura Araguaia – ISCA”.
Wilson Carvalho ainda mencionou que “o incentivo a grupos culturais e à valorização do campo da cultura, bem como ao amantes das artes, pode ser entendido como forma de reduzir as desigualdades e a pobreza”.