A cidade de Araguaína-TO, pode contar com uma semana dedicada a saúde mental. A data, prevista para ser realizada anualmente, pode ser inserida no Calendário Popular através do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Wilson Carvalho (PROS) e aprovado nesta segunda-feira (22) pela Câmara Municipal.
A Semana Municipal da Saúde Mental vai acontecer na semana do dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. O objetivo é realizar uma ampla campanha de conscientização, orientar e esclarecer a população sobre as enfermidades relacionadas à saúde mental, buscando desmistificar rótulos pejorativos e afastar a discriminação dos portadores de doenças desta natureza.
Para Wilson Carvalho, é muito importante procurar discutir e diagnosticar corretamente as doenças mentais. “Cada vez mais os transtornos psicológicos estão presentes em nossa sociedade”, afirmou o vereador. Segundo ele, levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde em 2014, revelou que uma em cada dez pessoas no mundo tem doença mental, um número bastante significativo.
“O objetivo é mobilizar as pessoas para a importância do diagnóstico com um profissional”, acrescentou. O vereador destacou, ainda, que o Brasil é o 8º lugar no mundo em número de suicídios e que de acordo com a OMS, 5 milhões de pessoas estão em risco de depressão no país.
O parlamentar defendeu que os órgãos de saúde, a escola e a sociedade se juntem para oferecer a prevenção e o apoio necessário, procurando sempre diagnosticar o problema de forma correta. Segundo Wilson Carvalho, os espaços escolares são fundamentais na questão da saúde mental.
“Nós temos que tratar este tema com seriedade”, frisa Wilson.
O projeto foi aprovado por unanimidade na casa de leis e segue então para sansão do Poder Executivo.