A Agência de Mineração do Estado do Tocantins participou nesta segunda-feira, 22, de reunião com o presidente das Câmaras de Investimento e Comércio Brasil-Panamá (CICBP) e Brasil-China (CICBP), Giuliano Vitorino, na qual foi feita uma apresentação dos trabalhos desenhados pelo Ameto com o intuito de fomentar a mineração no Estado do Tocantins.
Na ocasião, também foi feita uma exposição das ações realizadas pela CICBP E CICBC, que tem como missão fomentar a expandir o intercâmbio econômico, comercial, tecnológico, cultural, turístico entre esses países.
Segundo Vitorino, o objetivo de ambas as entidades é servir de plataforma de apoio para empresariado e investidores desses países. “O encontro com a Ameto traz um estreitamento de relacionamento e uma união de esforços com o objetivo de fortalecer essa visibilidade tanto nacional quanto internacional das potencialidades minerais do nosso Tocantins e também no auxílio do processo de promoção e atração de investimentos. Com esse estreitamento de relacionamento podemos, em conjunto, estruturar ações com o intuito de fortalecer esse trabalho da Agência e, consequentemente, desenvolver o nosso estado”, pontuou.
Para o presidente da Ameto, Mauro Mota, a troca entre as instituições é importante, principalmente, considerando que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e o Panamá é fundamental na rota logística. “O Tocantins vivencia um momento ideal na mineração e esse intercâmbio auxilia na difusão das informações geocientíficas do estado, tornando-o atrativo para os investimentos tanto nacionais quanto estrangeiros, principalmente agora que temos o mapa geológico e de recursos minerais”, declarou.
Também participaram do encontro o diretor de fiscalização e informação, Gleberton Vargas França, técnico em mineração e gerente de mineração da Ameto, Leonardo Bezerra, e a secretária geral, Pâmela Kuis.
Brasil-Panamá (CICBP) e Brasil-China (CICBP)
A Câmara de Investimentos e Comércio Brasil Panamá e Câmara de Investimentos e Comércio Brasil China, que tem como missão promover o intercâmbio econômico, comercial, tecnológico, turístico cultural e esportivo entre Brasil, Panamá e China e para ampliar o raio de ação foi criado o evento BGC - Brazil Global Connection, com a finalidade de conectar pessoas e negócios do Brasil com o mundo.
Ambas as câmaras oferecem assessoria técnica para empresas que buscam se preparar para iniciar exportações, facilita oportunidades de negócios e investimentos divulgando projetos e produtos e elaborando estudos de viabilidade, promove geração de conteúdo, internacionalização de empresas para abertura de mercado e assessoria jurídica e arbitragem de negócios com os dois países.