Essa é a situação do Tocantins nessa época do ano. Neste domingo (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, o amarelo e o laranja.
O aviso laranja significa perigo e segue ao longo do dia para a maioria dos municípios tocantinenses nas regiões oeste, central, leste, sul e sudeste. Segundo o instituto, nesses locais a umidade está variando entre 20% e 12%. O cenário oferece risco de incêndios florestais e à saúdem, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Para a região norte do estado, foi emitido alerta amarelo, que significa perigo potencial. Nesse caso, a umidade está variando entre 30% e 20%.
Veja as instruções:
- Beba bastante líquido
- Atividades físicas não são recomendada
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Além da umidade, os moradores precisam conviver com a temperatura que está beirando os 40ºC. Neste sábado (20), algumas cidades tocantinenses apareceram no ranking dos 20 municípios brasileiros mais quentes.
Pedro Afonso e Porto Nacional apareceram nos primeiros lugares do ranking ao marcarem 37.4ºC. Os outros municípios foram: Santa Fé do Araguaia (37.1ºC), Araguaína (36.7ºC), Pium (36.6ºC) e Palmas (36.3ºC).