Depois de 12 anos, começa na próxima segunda-feira a Coleta de Dados do Censo Demográfico 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A maior pesquisa do país é realizada a cada virada de década. No entanto, devido à pandemia de Covid-19 e falta de recursos, a coleta foi atrasada em dois anos.
Além de atualizar a contagem da população brasileira, o Censo produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos nas mais diversas áreas, com base no novo retrato do Brasil.
Cerca de 180 mil recenseadores vão visitar até outubro, mais de 75 milhões de domicílios em todos os 5.568 municípios. Além da entrevista presencial, de porta em porta, a população poderá responder à sondagem via internet ou telefone. A estimativa é de que sejam contabilizadas cerca de 215 milhões de pessoas.
No Tocantins, a estimativa é que mais de 500 mil domicílios sejam visitados por 1.374 recenseadores, nos 139 municípios. Todos os servidores já foram capacitados pelo IBGE.
A coleta segue até o dia 31 de outubro. Em Palmas, haverá um evento para lançamento oficial do Censo Demográfico 2022 na Praça dos Girassóis, em frente à Secretaria Estadual de Planejamento, a partir das 8 horas.
O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população. 180 agentes censitários vão auxiliar aqueles que precisarem de ajuda para preencher o questionário via internet ou telefone.
Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE vão seguir protocolos sanitários contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
Todos também vão estar uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e a população poderá confirmar a identidade do entrevistador pelo site ou telefone do Instituto.