O Requerimento 081/2022 que sugere ao Poder Executivo a criação, organização e estruturação de uma Guarda Municipal foi aprovada em plenário na Câmara Municipal de Taguatinga-TO.
A concepção de uma guarda municipal em Taguatinga é tema levantado pelo vereador professor Edilson Rocha que vê a iniciativa como forma de aperfeiçoar a segurança pública no município.
Com o objetivo de apresentar ao Executivo uma minuta de projeto sobre o assunto, a indicação foi defendida por unanimidade na casa de leis.
O vereador frisa que na busca de informações sobre a implantação de uma guarda municipal, como exemplo de que a ação pode funcionar também em várias ocasiões em Taguatinga, como a realização de atendimentos. Entre eles destacam-se o suporte ao cidadão, ao órgão público, ao trânsito, à Polícia Militar, perturbação do sossego, uso de entorpecentes, vandalismo, furto, roubo, posse de drogas, porte de armas, receptação de veículos, vias de fatos, disparo de alarmes, e outras.
Segundo o texto da minuta do projeto, a guarda municipal teria a função primordial de proteger os bens, serviços e instalações do Município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos, através do patrulhamento ostensivo e preventivo. A minuta afirma ainda que a vigilância de escolas, unidades de saúde e demais prédios utilizados na prestação de serviços públicos, garantiria a promoção das condições necessárias para que a população possa usufruir desses ambientes com segurança.
Edilson Rocha apontou as situações no diz respeito à assaltos a bancos e tráfico de drogas realidades que podem ser alteradas com a presença dos guardas municipais.
“Sabemos de vários problemas que já enfrentamos em relação a criminalidade em nosso municipio, (assalto a bancos, trafico de drogas e homicídio), principalmente devido a a fronteira com outros Estados. A criação da Guarda Municipal visa proporcionar uma condição de proteção à comunidade, evitando assim situações de desordem social”, destaca o vereador.
O vereador professor Edilson Rocha defendeu a proposta da minuta e entende que esta é uma iniciativa de grande importância para a população de Taguatinga.
“É uma forma de deixarmos a comunidade mais amparada contra a criminalidade”, declarou.
O Requerimento agora será enviada ao Poder Executivo que é o responsável pela decisão de implementar a guarda municipal. O vereador Edilson Rocha está otimista quanto a avaliação da iniciativa pela prefeitura.
“O poder executivo irá analisar a minuta do projeto com muita atenção e perceberá a importância dele para a cidade”, finalizou.