10/05/2024 às 07h59min - Atualizada em 10/05/2024 às 07h59min

SES-TO realiza apoio técnico para melhoria dos indicadores de saúde em Colinas

O objetivo foi identificar dificuldades e definir estratégias de ações junto aos beneficiários do Programa Bolsa família
 
Governo do Tocantins
 
Com objetivo de realizar acompanhamento as condicionalidades do Bolsa Família/CadastroÚnico no âmbito da saúde,  a fim de superar as fragilidades em indicadores que envolvam vacinação, alimentação saudável, gravidez e puerpério, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza  de 06 a 10 de maio, uma visita de apoio técnico, ao município de Colinas do Tocantins.  A ação conta com a parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) e visa repassar orientações e sugestões para melhorias de indicadores dos usuários do programa.

No Tocantins, foram selecionados a partir da metodologia de classificação Score de Valor Crítico da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), os municípios de Colinas do Tocantins, Itaporã, Paranã e Tupiratins, que terão as ações de apoio técnico intensificadas, oferecendo auxílio às gestões municipais que enfrentam dificuldades na execução dos programas.

“A estratégia foi uma ideia assertiva que veio reforçar as ações realizadas pela Coordenação Estadual Intersetorial do CadÚnico/Programa Bolsa Família. A visita in loco permite um olhar mais profundo para diagnosticar as necessidades, reforçar as potencialidades do município e traçar junto com a equipe municipal, estratégias para superar as dificuldades na gestão dos programas sociais. O Estado está à disposição para prestar esse apoio técnico”, esclareceu a profissional da área técnica de Alimentação e Nutrição da SES/TO, Neiva Santos.

De acordo com a Assistente Social da SES-TO, Helenilva Custódio, “esta é uma política interministerial em que a Atenção Básica vai agir e fazer acompanhamento, principalmente, nutricional dos beneficiários do Bolsa Família e seus familiares. Verificar se alguém daquela família possui uma doença crônica, diabetes ou hipertensão. Em caso de gravidez, vamos acompanhar se ela está fazendo o pré-natal direitinho, depois do parto, vamos fazer acompanhamento para o puerpério, verificar como está essa mulher e a criança. E com isso, vamos também melhorar os indicadores da Atenção Básica”.

Segundo a diretora de Atenção Primária do município de Colinas do Tocantins, Ludmilla Correia, “a equipe técnica estadual do programa bolsa família veio para capacitar os profissionais da saúde, em especial os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre as condicionalidades que devem ser acompanhadas a cada semestre, suas devidas importâncias, prazos, estratégias, benefícios e malefícios do não acompanhamento, sendo considerado um divisor de águas para que pudéssemos despertar nosso senso crítico e identificar problemáticas existenciais que nos levarão a buscar soluções para nos levar ao êxito ao final da vigência”.

Para a beneficiária do Bolsa Família, Elisângela Pereira, “conhecer essas questões é muito importante para que possamos ter o hábito de vir ao posto de saúde e fazer acompanhamento, que não é só uma questão de momento. Entender que preciso acompanhar o meu peso, se a minha alimentação está correta. Se eu estou gorda ou  magra demais é porque estou me alimentando errado”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistatogethernews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Olá, tudo bem?