Na Escola Professor Odimar Lopes da Silva, foi realizado no dia 27 de março de 2024, um “Culto Ecumênico em Ação de Graças” pelos 24 anos de incansáveis batalhas e inúmeras conquistas ao longo dessa jornada. Essas vitórias encheram os corações de alegria e gratidão ao Senhor. O que começou com poucos alunos agora abriga 329 educandos, divididos entre os períodos matutino e vespertino, do 1º ao 9º ano.
No evento, estiveram presentes, o Prefeito Josemar Carlos Casarin, o Secretário de Educação, Marcos Mota, a Secretária Adjunta, Patrícia Castro, a Diretora Luciana Mesquita, estudantes, os supervisores Janaína e Rodrigo, professores, demais funcionários e convidados. Também marcaram presença os pais de Odimar, Sr. Domingos e Sra. Antônia. Os alunos Matuzalém e Lara foram os representantes de toda a comunidade estudantil. As autoridades presentes expressaram em seus discursos grande satisfação e gratidão pelas conquistas alcançadas ao longo da história da escola.
O Culto foi conduzido pelo Pr. Lucas Lemes Luz, da Igreja Batista Filadélfia, que realizou a acolhida, oração e pregou a Palavra de Deus. O professor Narci, que faz parte da equipe desde a fundação da escola, fez um breve relato da trajetória da instituição. A programação incluiu ainda uma apresentação dos alunos do 2º ano, sob orientação da professora Paulina, sobre a morte e ressurreição de Cristo e o verdadeiro significado da Páscoa. No final da apresentação, a aluna Letícia cantou lindamente. Além disso, é importante ressaltar que todo o evento foi traduzido em Libras pelos intérpretes, Júlio César e Kerlly.
Conheça um breve relato da história da escola relatada pelo professor Narci - A história da escola remonta a 1984, quando a Administração Municipal, sob o governo do prefeito Antônio Eleutério Filho, atendeu ao clamor da comunidade do Bairro Alvorada e transformou uma lavanderia pública pouco utilizada em uma escola, a então Escola Municipal Maria Martins Nunes. Anos mais tarde, em 1999, devido ao crescimento da população estudantil, o prefeito José Santana Neto, em parceria com o Governo Federal, construiu um novo prédio para a escola, localizado na Rua Perimetral, Bairro Doirado, que recebeu o nome de Escola Municipal Prof. Odimar Lopes da Silva.
O Professor Odimar Lopes da Silva, homenageado pela escola, iniciou sua jornada na área educacional na adolescência, trabalhando como professor na zona rural e na Escola Maria Martins Nunes. Seu espírito de liderança e dedicação ao esporte o destacaram na comunidade. Infelizmente, em 1998, faleceu tragicamente ao tentar salvar uma colega de afogamento no Rio Araguaia. Em sua memória, a escola recebeu o nome de ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ODIMAR LOPES DA SILVA, inaugurada em 26 de março de 2000.