18/01/2024 às 15h33min - Atualizada em 18/01/2024 às 15h33min

SES-TO debate com a SEDUC educação inclusiva e acesso à saúde nas escolas

Foto/Divulgação

Com objetivo de trabalhar em parceria, visando benefícios para estudantes diagnosticados com deficiência e ou transtornos de neurodesenvolvimento, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se, na quarta-feira, 17, com representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-TO). No encontro, as Pastas debateram sobre quais medidas podem ser adotadas nas escolas do Estado, visando educação inclusiva e acesso à saúde.

   A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPDC/SES-TO), Rosa Helena Ambrósio afirmou que “nós fizemos esse alinhamento, para atender melhor a pessoa com deficiência dentro das escolas e dentro da saúde. Estamos tentando buscar uma forma de capacitação para os profissionais da educação inclusiva, para que eles aprendam o manejo também de pessoas com deficiência que precisam de bolsa de colostomia, ou que usam algum tipo de medicação. Estamos pensando juntos para que os profissionais da educação sejam capacitados pela saúde, para que possam atender melhor essas pessoas dentro das escolas e trazer uma qualidade de vida para eles”.

A gerente de Atendimento Educacional Especializado da (SEDUC-TO), Ana Paula Viana Oliveira, afirmou que “esse é um momento em que nós estamos traçando sugestões, ideias que possibilitem estratégias políticas educacionais que se alinham com a oferta do serviço da saúde, através das redes estaduais para atingir todo o público educacional, tanto dos municípios quanto de toda a rede. O público-alvo dessa reunião é todo estudante que apresenta algum transtorno do neurodesenvolvimento, e estudantes que tenham alguma deficiência que precisa de uma intervenção na área da saúde ou educação”.

A gerente da Educação para os Transtornos do Neurodesenvolvimento e Classes Hospitalares da (SEDUC-TO), Daniella Monticelli, relatou que “nós alinhamos os planos de ação de intervenção juntos para benefício dos nossos estudantes com o transtorno de desenvolvimento, nas relações de saúde dentro das escolas. São várias situações pontuais que acontecem. Então a nossa intenção também é formar esses nossos professores, alinhar os pensamentos em relação a esse caminho entre a saúde e a educação do Tocantins. Essa é a primeira de muitas reuniões, vamos organizar um cronograma de reuniões da saúde com a educação para podermos fazer planos de ações em conjunto”.


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